PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MICHELE TÁVORA JULIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELE TÁVORA JULIO
DATA: 20/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/gdh-iths-srj
TÍTULO: Pedagogia da Branquitude: o branco-discurso hegemônico nas redes sociais
PALAVRAS-CHAVES: Branquitude; Educação Antirracista; Estudos Culturais;Pedagogias Culturais; Estudos Críticos da Branquitude.
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: A branquitude, enquanto identidades raciais dos (as) brancos (as), com suas implicações subjetivas e concretas, atua como reprodutora e reforça o racismo e a discriminação contra as pessoas negras. Uma das características da branquitude é sua falsa neutralidade racial, que contribui para uma falsa cegueira em relação às desigualdades raciais no Brasil, portanto, conhecer as diferentes dimensões de seus privilégios é fundamental. O branco-discurso, objeto da pesquisa, configura-se como uma das dimensões da branquitude, e é compreendido como uma narrativa hegemônica, pois opera a partir da negação dos grupos não-hegemônicos. Compreendendo o discurso como discursos,produzidos em razão das relações de poder, os discursos circulam através das mídias, com suas múltiplas origens, histórias, localizações, complexidades, e em suma, são intertextuais. Desse modo, por meio da análise cultural, debrucei-me em analisar uma das dimensões da branquitude, o branco-discurso, na atualidade, nos instrumentos da TV e internet, em episódios selecionados de programas televisivos brasileiros expressas nos discursos; publicações de sites e redes sociais; e estudos específicos sobre a apresentadora branca brasileira Xuxa Meneghel, para destacar os efeitos produzidos pela mídia e pela constituição do branco-discurso, como ele opera se tomado como uma pedagogia e quais potencialidades pode trazer para o campo dos Estudos Culturais em interface com os Estudos Críticos da Branquitude, e assim atender o objetivo central desta pesquisa. Os resultados dessa pesquisa apontam que a narrativa hegemônica do branco-discurso produz significados de branquitude que configuram na existência de uma Pedagogia Cultural, que assumo chamar de Pedagogia da Branquitude, como um campo de discussões sobre raça e etnia, evidenciando entrelaçamentos subjetivos com acontecimentos reais, das relações étnico-raciais, visto que, vivendo na contemporaneidade, as pessoas não apenas aprendem em um sistema educativo, mas fazem parte de uma sociedade educativa, cujos processos pedagógicos e artefatos culturais e midiáticos permeiam o cotidiano. Esta potência da Pedagogia da Branquitude atua nas experiências dos sujeitos, em seus modos de ser e estar no mundo, na forma com que se relacionam, interagem e constroem suas identidades.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6334885 - RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA
Interno - 1679249 - SURYA AARONOVICH POMBO DE BARROS
Externo à Instituição - LIA VAINER SCHUCMAN
Externo à Instituição - JUAREZ TADEU DE PAULA XAVIER
Externo à Instituição - ANA HELENA ITHAMAR PASSOS