PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JACKELINE SUSANN SOUZA DA SILVA

DISCENTE: JACKELINE SUSANN SOUZA DA SILVA
DATA: 22/07/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: VOZES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Estudantes com Deficiência; Educação Superior; Acesso; Permanência; Aquisição.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Neste século, a acessibilidade passa a ser determinação legal capaz de garantir qualidade de vida às pessoas com deficiência e de eliminar todas as barreiras no ambiente; permite aos estudantes com deficiência ter acesso aos espaços acadêmicos, participar e ter aquisição curricular. As investigações científicas com este enfoque possibilitam criticar a aplicabilidade da acessibilidade na vida pessoal e nas trajetórias escolares de pessoas com deficiência. Nessa direção, as experiências de acessibilidade de estudantes com deficiência na educação superior constituem o objeto de estudo desta dissertação. A seguinte pergunta guiou uma investigação qualitativa através da metodologia de estudo de caso: Como estudantes com deficiência experienciam o ingresso e a formação universitária a partir das condições de acessibilidade disponibilizadas (ou não) no ambiente acadêmico? O estudo de caso foi feito em uma instituição de ensino superior pública, através de levantamento documental do marco político-legislativo que trata dos direitos das pessoas com deficiência; e de abordagem empírica que envolveu entrevista semiestruturada e a técnica shadowing para conhecer as experiências através do relato de seis estudantes com deficiência e da vivência da observadora junto a eles e elas, matriculados nos cursos de Letras-Português, Educação Física, Pedagogia, Ciências da Computação e Física da Universidade Federal da Paraíba/Campus I durante o ano de 2013. Além dos/as estudantes com deficiência, participaram da investigação a coordenadora do Comitê de Acessibilidade da UFPB, docentes, colegas e familiares, presentes no cenário de pesquisa. A análise priorizou quatro etapas: (1) elementos da história de vida, (2) acesso, (3) permanência e (4) aquisição curricular. A análise dos dados foi realizada a partir do cruzamento das histórias dos/as estudante vistas à luz do referencial teórico, legislativo e político discutido nos três primeiros capítulos desta dissertação. Os resultados indicam que a acessibilidade na educação superior inicia-se bem antes do momento da prova do vestibular, pois envolve: a história de vida em seu contexto socioeconômico e familiar; a escolha do curso, que pode diminuir ou intensificar as barreiras atitudinais durante a permanência; e os serviços de acessibilidade para a inscrição. Quando os/as estudantes com deficiência ingressam nos cursos superiores eles e elas enfrentam barreiras pedagógico-curriculares, comunicacionais, informacionais, atitudinais e arquitetônicas conforme ilustrado em suas narrativas. A ausência de política institucional e de transversalidade da acessibilidade nos espaços acadêmicos também intensificam os entraves e empurram os/as estudantes com deficiência diariamente para fora da educação superior e isto é decisivo para que resistam e busquem alternativas particulares para não se evadirem do curso.
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 336936 - ANA DORZIAT BARBOSA DE MELO