PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: CELÂNY TEIXEIRA DE MÉLO

DISCENTE: CELÂNY TEIXEIRA DE MÉLO
DATA: 27/09/2021
LOCAL: https://meet.google.com/etg-qyzg-gok
TÍTULO: EXTENSÃO POPULAR E FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: estudo com base em experiências na Universidade Estadual da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Universitária. Extensão Popular. Educação. Educação Popular. Pedagogia. Formação em Pedagogia.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Este estudo, vinculado à linha de pesquisa de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, aborda a Extensão Popular no Curso de Pedagogia na atualidade, tendo como campo empírico a Universidade Estadual da Paraíba/campus – I, em Campina Grande PB. O estudo segue a perspectiva do Materialismo Histórico Dialético. Participaram da pesquisa 05 alunas do Curso de Pedagogia/UEPB/CAMPUS-I que atuaram em projeto de Extensão de Pedagogia de 2018 a 2019. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi organizada para ser realizada em três etapas. A primeira se constituiu em um Pesquisa Bibliográfica nos bancos de produção científica da SciELO e no Portal de Periódicos da CAPES, na busca de trabalhos sobre as perspectivas da Extensão Popular realizados no Curso de Pedagogia. A segunda etapa se constituiu de uma Pesquisa Documental mediante ao acesso de Projetos de Extensão da cota 2018/2019 realizados no Curso de Pedagogia/UEPB, no intuito de localizar nesses a Extensão Popular. A terceira etapa se compôs em uma Entrevista Semiestruturada mediada por seis questões na busca de uma compreensão das potencialidades, dificuldades e desafios da Extensão Popular no Curso de Pedagogia da UEPB. Os resultados obtidos na Pesquisa Bibliográfica foram analisados pela Dialética; os das Pesquisa Documental e Entrevista Semiestruturada foram analisados pelos Núcleos de Significação. A partir da primeira etapa foi possível constatar a carência de publicações que enfoquem a Extensão Popular no Curso de Pedagogia; a segunda, indica que no Curso de Pedagogia da UEPB existem inciativas em alguns Projetos de Extensão perpassada pelos princípios da Educação Popular; a terceira revela que a Extensão Popular impacta na Formação em Pedagogia ao proporcionar um diálogo entre universidade e comunidade de forma horizontal, permeado por teoria e prática no caminhos da práxis, por uma educação problematizadora e libertadora, pela interação de sujeitos na construção de conhecimento, aproximação da realidade do outro e do mundo, culminando para fragilidades no curso quanto a financiamentos em Extensão e a estudos sobre a perspectiva da Educação Popular, o que aponta para desafios de introduzir no Curso de Pedagogia possibilidades de discentes vivenciarem em sua formação experiências de Projetos de Extensão Popular. Acredita-se que este estudo evidenciou a relevância e o significado da Extensão orientada nos princípios da Educação Popular na formação de profissionais em Pedagogia pelas potencialidades de inserção em espaços educacionais marcados por uma relação dialógica da universidade com a sociedade, como também instiga o desafio de caminhos na construção de conhecimento acerca da Extensão Popular e sua realização no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba e nas demais Universidades Brasileiras.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA