PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CICERO PEDROZA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CICERO PEDROZA DA SILVA
DATA: 30/09/2021
LOCAL: Google Met
TÍTULO: MEMÓRIAS DO ANTIGO COCO DE RODA: dos processos de resistência no município de Conde-PB às relações epistemológicas com a Educação Popular
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular; Coco de Roda; História Oral; Memória.
RESUMO: O presente estudo, intitulado MEMÓRIAS DO ANTIGO COCO DE RODA: dos processos de resistência no município de Conde-PB às relações epistemológicas com a Educação Popular, tem como objeto de investigação o Antigo Coco de Roda, o qual tem raízes em um território quilombola. Nosso objetivo central é compreender a origem e contribuição histórica, cultural, social e política do movimento do Antigo Coco de Roda no município de Conde-PB, observando seus processos de resistência e suas relações epistemológicas com princípios da Educação Popular. A problemática aqui posta é: Na origem do Antigo Coco de Roda do município de Conde-PB é possível explicar os processos de resistência advindos dessa expressão cultural e suas possíveis conexões com a educação popular? A nossa hipótese de tese é de que o Antigo Coco de Roda reflete não só processos históricos de resistência popular como há relação epistemológica com princípios da Educação Popular. Com a metodologia da História Oral e Memória, vamos trazer para o debate Bosi (1994), com a importância da memória para a sociedade, Meihy (2013), com o como fazer e o como pensar a história Oral, com Oliveira (2005), pelo viés das Revistas da Associação Brasileira de História Oral, e, com o referencial teórico em Freire (2015), relendo e rescrevendo a pedagogia do oprimido como a superação da memória opressora por uma memória libertadora. Situada, metodologicamente, nos preceitos da abordagem qualitativa de pesquisa, faremos uma abordagem crítica a partir da história oral e memória acerca de um território de muitas lutas e fatos sociais relevantes à história da Paraíba, especificamente do Litoral Sul. Para a sua realização, nos engajamos com os Professores na Educação de Jovens e Adultos na Escola José Mariz e na escola João da Cunha Vinagre, tendo em vista que os sujeitos da nossa pesquisa são os pescadores, agricultores e professores do território. A construção de nossa tese está organizada tendo, no primeiro capítulo, as considerações acerca do percurso histórico e metodológico de estudo, dando ênfase a importância da memória e da história oral; no segundo capítulo vamos trazer a cultura popular e o coco de roda como forma da resistência no território e, vamos também desenvolver um debate sobre a vasta expressão cultural da cidade de Conde; no terceiro capítulo tratamos da Educação Popular em seus aspectos históricos e em seus elementos constituintes, utilizando os conceitos elaborados por Paulo Freire, assim como um debate sobre a Educação Popular na América Latina como forma de resistência ao elitismo e ao autoritarismo. Por fim, no quarto capítulo, os resultados da pesquisa realizaremos entrevistas com roteiro semiestruturado, acompanhando o uso de gravador; formulário para identificação do perfil dos entrevistados e análise documental. Faremos uma cobertura fotográfica e analisaremos as músicas as fotos e os vídeos antigos, assim como a observação participante. Com uso da história oral e memória buscaremos desenvolver uma análise crítica a partir da observação sistemática, para melhor interpretar a realidade dos envolvidos nessa pesquisa.
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO