PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GRACILEIDE ALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRACILEIDE ALVES DA SILVA
DATA: 19/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ROMPENDO O SILÊNCIO: DIMENSÕES DA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORAS/ES SURDAS/OS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Professoras/es surdas/os. Experiência docente. Cultura surda. Corpos surdos. Inclusão subalterna.
PÁGINAS: 211
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho busca escutar pessoas surdas, na condição docente, de modo a contribuir para que seus silêncios não se reproduzam. A problemática originou-se a partir das vivências da professora-pesquisadora, ao observar docentes surdas/os em situações desafiadoras nas escolas autodenominadas inclusivas. Esta inquietação deu origem a esta pesquisa de tese, cujo objetivo geral é analisar as experiências docentes de professoras/es surdas/os em escolas pensadas e planejadas para ouvintes.Especificamente, pretende-se identificar as situações de tensão inscritas em tais experiências; analisar os encantos e desencantos sobre ser docente surda/o em escolas para ouvintes; e problematizar as práticas educativas e sociais ditas inclusivas, vividas por aquelas/es docentes surdas/os, ao conviverem com pessoas ouvintes na escola. Trata-se de uma investigação baseada nos Estudos Culturais da Educação e nos Estudos Surdos, somados a discussões sociológicas sobre condição/trabalho docente e sujeitos socioculturais professoras/es. A materialidade analítica foi produzida a partir das observações e entrevistas narrativas, realizadas em quatro escolas da Educação Básica de João Pessoa-PB; e envolveu seis docentes surdas/os. O período da produção do material empírico ocorreu de outubro a dezembro de 2019. Com este trabalho desenvolveu-se a tese de que as experiências docentes vividas por pessoas surdas, em escolas ditas inclusivas, são constituídas por múltiplas tensões e dão origem a processos de estigmatização e inferiorização e, ao mesmo tempo a busca por reconhecimento. Trata-se de situações e contextos nos quais os/as docentes surdas/os encontram-se na condição de excluídos do interior e de inclusão subalterna, termos de Pierre Bourdieu (1998) e José de Souza Martins (1997), respectivamente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Externo à Instituição - MADALENA KLEIN
Externo à Instituição - MARIA JAQUELINE DE GRAMMONT MACHADO DE ARAÚJO