PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSALINDA FALCAO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSALINDA FALCAO SOARES
DATA: 29/10/2021
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO POPULAR E PARA A ESCOLA PÚBLICA: REVISITAR ANGICOS E SÃO PAULO, CAPITAL
PALAVRAS-CHAVES: Diálogo. Democracia. Inédito Viável.
RESUMO: Esta pesquisa investiga os movimentos de sociabilidade e educabilidade nas práticas educativas da Educação Popular e educação de adultos problematizadas na década de 1950 até março de 1964, com rebatimentos na gestão de Paulo Freire e equipes de trabalho na Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo, no período de 1989-1991. Vislumbra-se o exercício coletivo da educação emancipatória, com autonomia dos sujeitos sociais no processo educativo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório e interpretativo. Interessa identificar as intuições originais do campo da educação popular e da educação de adultos, da metade do século XX, revisitadas nos anos 1990, tendo em vista as demandas da redemocratização da sociedade e dos espaços da educação pública, municipal, na gestão da prefeita Luiza Erundina em São Paulo, capital. O lugar educativo de onde se volta aos caminhos concretos da educação popular no século XX é o da experiência da educação de jovens e adultos e da educação básica no município de Sapé, Paraíba.
Presidente - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES