PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANGÉLICA DE CÁSSIA GOMES MARCELINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGÉLICA DE CÁSSIA GOMES MARCELINO
DATA: 29/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/xmt-nzpy-yxf
TÍTULO: A reforma do ensino médio: impactos nas políticas de formação dos professores.
PALAVRAS-CHAVES: Reforma do Ensino Médio; Paulo Freire; Políticas de Gerenciamento na Educação; Formação de Professores.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: Esta pesquisa buscou analisar os impactos da reforma do ensino médio nas políticas de formação de professores, embasadas nos parâmetros da administração gerencialista da educação, principalmente, a partir da aprovação da Lei 13.415/2017 que trata da reforma do ensino médio e da Resolução CNE/CP Nº 04/2018 que instituiu a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, estabelecendo mudanças nesta etapa da educação básica a serem implementadas em nível nacional. Destacamos como objetivo geral do estudo, compreender a proposta curricular do ensino médio em Pernambuco elaborada a partir da política nacional para essa etapa do ensino, visando compreender o conteúdo político-pedagógico da proposta para o novo ensino médio, alicerçada nos modelos de gerenciamento da educação por resultados, instaurada no sistema estadual de educação de Pernambuco a partir do princípio da responsabilização. Adotamos como perspectiva teórico-metodológica os referenciais do materialismo histórico-dialético a partir de uma abordagem qualitativa da pesquisa em educação cujo os instrumentos para levantamento de dados foram: a revisão da literatura; levantamento de dados sobre este nível de ensino; análise da legislação, das DCNEM e da BNCC do novo ensino médio. Como base de análise, optou-se pela pedagogia crítica na perspectiva de compreender, para além das aparências do fenômeno educacional, a sua real essência e interesses forjados. Constatamos que o capital vem atuando em âmbito global e impondo uma agenda para a educação, na perspectiva da privatização da educação pública. Esta reforma intensificou os processos de privatização. Nessa lógica, compreendemos que essas mudanças na legislação instituíram a redução da formação básica comum, o estreitamento curricular, a flexibilização da oferta de ensino, a possibilidade do ensino à distância, a formação profissional aligeirada, o aprofundamento da distribuição desigual do conhecimento, ou seja, uma organização curricular que estabelece a histórica dualidade estrutural deste nível de ensino. Constatamos a necessidade de uma formação de professores a partir do contexto e da realidade concreta dos sujeitos, com vistas a refletir as situações-limites que os impedem de avançar nas suas práticas e concepções pedagógicas, como também, buscar construir propostas de formação a partir desses sujeitos em um permanente movimento de ação-reflexão-ação do seu fazer docente, numa perspectiva de constituição de uma práxis pedagógica com base nos referenciais da Pedagogia de Paulo Freire, como proposta contra hegemônica aos parâmetros da formação com base na gestão empresarial-gerencialista de educação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 338367 - RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - ALEXANDRE SAUL PINTO
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR