PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: RAYSSA MARIA ANSELMO DE BRITO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYSSA MARIA ANSELMO DE BRITO
DATA: 26/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ser-abrz-fqo
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA CRÍTICO-COLABORATIVA NA EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM ENFOQUE NA INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente. Formação Continuada. Educação Especial. Educação Inclusiva. Educação de Jovens e Adultos.
ÁREA: Educação
RESUMO: Compreendendo a presença dos estudantes com deficiências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas regulares e os desafios originados a partir do paradigma da inclusão educacional, trazemos a presente pesquisa, com enfoque na formação continuada de professores da EJA, para uma educação inclusiva das pessoas com deficiência. Desse modo, essa pesquisa de tese objetiva compreender as contribuições da formação continuada construída de modo crítico-colaborativa aos desafios de uma prática pedagógica inclusiva das pessoas com deficiências na EJA, e para tanto, propomo-nos de forma mais específica a: 1- Compreender as representações discursivas das profissionais da educação acerca das modalidades da EJA e da educação inclusiva, da relação entre elas, assim como suas perspectivas sobre os educandos com deficiência; 2- Identificar as práticas pedagógicas evidenciadas no discurso das educadoras no contexto da formação continuada, analisando-as enquanto inclusivas ou excludentes; 3- Refletir sobre a formação continuada como espaço fecundo para discutir os desafios oriundos de uma EJA inclusiva, observando as práticas discursivas das educadoras mediante este cenário educativo. Para tanto, ancoramo-nos em autores que problematizam e refletem sobre a Educação de Jovens e Adultos, tais como Soares (2006), Silva (2011); sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva a exemplo de Campbell (2009), Mantoan (2015); e no tocante às discussões do campo da Formação Docente, utilizamos, pois, Carvalho (2014), bem como Pimenta (2012), Tardif (2014) entre outros. A pesquisa é caracterizada como uma pesquisa-ação crítico-colaborativa elaborada por meio de uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba e a Secretaria de Educação do Município de Bayeux - PB, sendo esta parceria viabilizada através do projeto de extensão intitulado: “Curso de Formação Continuada - Práticas Inclusivas na EJA”, que ocorreu no ano de 2019 com um grupo formado por professoras, supervisoras e transcritora de braile de diferentes escolas do município. De modo que foram realizados oito encontros formativos, os quais foram gravados e transcritos, caracterizando-se como nossa principal fonte de dados, acrescentando a estes, os materiais produzidos no decorrer da formação, bem como os cadernos de memórias da pesquisadora e das profissionais colaboradoras da pesquisa. Os dados foram analisados sob a ótica da Análise Crítica do Discurso, importante instrumento para analisarmos os discursos, a práxis pedagógica e o processo de formação continuada como cenário de possíveis mudanças visando potencializar o processo inclusivo de jovens e adultos com deficiências no município de Bayeux – PB. Como conclusão da presente pesquisa, ressaltamos a tese de que “a Formação Continuada construída de modo crítico-colaborativa, ao agregar sujeitos de um mesmo cenário educativo, com visões múltiplas sobre a inclusão, contribui para construir respostas coletivas de enfrentamento aos desafios da Escola Inclusiva, bem como ao fomento de práticas pedagógicas inclusivas, especialmente na EJA”, bem como apontamos para a necessidade de novos estudos acadêmicos, assim como de políticas públicas as quais venham a problematizar e refletir sobre a relação da formação docente e os processos inclusivos de estudantes com deficiências na EJA.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND