PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAULO JOSE VELOSO DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAULO JOSE VELOSO DE ANDRADE
DATA: 16/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/amq-foij-vif
TÍTULO: RETORNO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS IDOSOS NA EJA: UM ESTUDO PARA ALÉM DO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO SERIAL
PALAVRAS-CHAVES: Idosos. Escola. Envelhecimento populacional. Educação de Jovens e Adultos.
RESUMO: O envelhecimento populacional brasileiro é um fato. Desse modo, a presença dos idosos em todos os espaços da sociedade tornou-se evidente. Os dados estatísticos visualizados nos últimos censos demográficos apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) corroboram para pensar o lugar do idoso em diferentes contextos, sobretudo, na educação. Partindo da realidade evidenciada, elegeu-se a seguinte problemática: Como é efetivado o direito humano e constitucional a educação dos idosos, a partir do retorno destes, para a escola através da EJA? Ancorada nessa premissa, tem-se como objetivo geral: analisar quais são as razões pelas quais idosos, matriculados na EJA no município de João Pessoa-PB, retornam à sala de aula. Como objetivos específicos, busca: a) Estabelecer um perfil socioeconômico dos idosos entrevistados; b) Refletir sobre o processo de envelhecimento e suas implicações no cotidiano dos idosos; c) Problematizar a Educação de Jovens e Adultos em diferentes dimensões e perspectivas para atendimento ao idoso; d) Descrever os principais desafios que os alunos idosos enfrentam ao retornar à sala de aula; e) Identificar o valor social que os idosos atribuem à escola. Parte inicialmente da seguinte hipótese de tese: o retorno e a permanência de alunos idosos, matriculados na EJA no município de João Pessoa-PB, são motivados por interesses diversos, e não exclusivamente pelo processo de escolarização e de transposição serial. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, que usa para a geração de dados a entrevista semiestruturada, a qual será realizada com 20 (vinte) idosos, integrantes de 05 (cinco) escolas que ofertam a EJA no município de João Pessoa-PB. Os dados gerados serão examinados à luz da Análise Crítica do Discurso (ACD). Para consubstanciar as discussões ensejadas ao longo do texto, serão tomados como embasamentos os seguintes documentos: a Constituição Federal (1988), o Estatuto do Idoso (2003) e a Política Nacional do Idoso (1994). Além de estudos cunhados por Camarano e Pasinato (2004), Schneider e Irigaray (2008), Scortegagna e Oliveira (2010), Pereira (2012), Camarano (2016), os quais, alinhados a tantos outros estudiosos, serão norteadores para uma melhor compreensão acerca dos conceitos e categorias utilizados ao longo da pesquisa. Levando em conta que os respondentes da pesquisa são idosos, considerados grupo de risco em face da COVID-19, ainda não se apresentam, neste texto de qualificação, achados e/ou alguns indícios das falas desse contingente etário, ficando esses elementos para configurarem o texto final de tese. Por outro lado, já no trajeto da pesquisa, foi possível obter dados estatísticos que ajudam a compreender esse cenário, estando os mesmos diluídos ao longo do texto.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES