PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JANAINA LIMA LUNA RODRIGUES

DISCENTE: JANAINA LIMA LUNA RODRIGUES
DATA: 30/11/2021
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: A Extensão Universitária na Perspectiva da Educação Popular e suas contribuições para a formação dos estudantes da Universidade Federal da Paraíba: Possibilidades e Limites
PALAVRAS-CHAVES: PEPASF, Extensão Universitária, Educação Popular, formação crítica.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: O presente trabalho trata de uma proposta de Extensão Popular da Universidade Federal da Paraíba. Ele tem como objetivo compreender como as ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no Projeto de Educação Popular e Atenção à Saúde da Família (PEPASF), entre 2016 e 2020, repercutiram sobre o processo de formação dos estudantes extensionistas, principalmente considerando o ambiente de polarização política do período, que tem como fato marcante a deposição da Presidenta Dilma Rousseff. Algumas das principais categorias do trabalho são, por exemplo, Educação Popular, Extensão Popular, diálogo, libertação e conscientização. Do ponto de vista metodológico, o estudo foi operacionalizado através da realização de entrevistas semiestruturadas com seis estudantes extensionistas do Projeto. O material empírico foi tratado conforme a técnica de análise de conteúdo temático-categorial. Do tratamento do material empírico, resultaram cinco categorias finais que nortearam a abordagem no sentido de se atingir o objetivo geral. Dentre os achados, verificou-se uma ambivalência: ao mesmo tempo que se constatou a contribuição do Projeto para a formação acadêmico-profissional e emancipatória dos estudantes extensionistas, também foram verificados percalços no Projeto e lacunas do ponto de vista da formação crítica no período 2016-2020. Essa situação se acentuou diante das ressonâncias da polarização política que têm degradado a democracia brasileira nesses anos.
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ