PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FELIPE CAVALCANTI IVO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE CAVALCANTI IVO
DATA: 09/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/pcr-vsqe-zqi
TÍTULO: HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO: ENTRE MEMORIAIS ACADÊMICOS E MEMÓRIAS DE GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA/CE/UFPB (2006-2016)
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente, Curso de Pedagogia, História do Tempo Presente, Representações, Memórias.
PÁGINAS: 185
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: As narrativas de formação possuem potencial de inserirem os educandos em um lugar de reflexão sobre si e também, no que diz respeito aos outros e ao mundo. Dessa forma, coube a este trabalho de dissertação desenvolver um estudo de caráter qualitativo, que visou analisar as histórias de formação docente do curso de Pedagogia/CE/UFPB no período de 2006 a 2016, que corresponde à regulamentação da Resolução nº 64º/2006 até a formação do autor, ou seja, à primeira década dessa grade curricular de formação de professores. Para a realização dessa pesquisa historiográfica, utilizou-se como fontes históricas: os memoriais acadêmicos e as memórias dos professores em formação, incluindo as do próprio autor, interpretadas a partir de quatro categorias conceituais: a concepção de História do Tempo Presente; Representações; Memória e Formação docente. Considera-se que os homens, desde sua origem, sempre tiveram a necessidade de contar seu presente através de histórias, em diferentes tempos e espaços, não distantes dos educadores, que possuem um importante lugar social na formação dos sujeitos e na produção e manuseio do conhecimento, em especial os situados no início do terceiro milênio, quando, como indica Ferreira (2018), é o ápice e a consolidação da escrita da historiografia contemporânea. Nesse sentido, para a elaboração dessa pesquisa, dialogou-se, dentre alguns autores, com: Ferreira (2018), Le Goff (1994), Chartier (1990, 1991), Demo (2002, 2011) e Nóvoa (2013, 2014). Adentrando nos itinerários metodológicos, além da pesquisa bibliográfica, selecionou-se para essa investigação alguns memoriais acadêmicos e entrevistas, essas últimas utilizando os procedimentos da História Oral Temática direcionada à formação de professores. Assim, na investigação realizada através da análise e cruzamento dessas fontes escritas e orais, obteve-se variadas narrações de acontecimentos, fatos e experiências dos graduandos sobre sua experiência formativa, recolhendo-se fragmentos e vestígios das tramas e enredos da educação brasileira na natureza histórica do tempo imediato.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Externo ao Programa - 1791190 - ROSEANE MARIA DE AMORIM
Externo à Instituição - GRINAURA MEDEIROS DE MORAIS
Externo à Instituição - PATRICIA CRISTINA DE ARAGAO ARAUJO