PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: IRIS DAYANE GUEDES LIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRIS DAYANE GUEDES LIRA
DATA: 14/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/unk-ntdx-jie
TÍTULO: FEMINISMOS EM 280 CARACTERES: O TWITTER COMO ESPAÇO EDUCATIVO
PALAVRAS-CHAVES: Feminismos; gênero; cibercultura; ciberfeminismos; Twitter
PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: As diferentes formas de interação social constituídas pelas tecnologias da informação e comunicação, bem como o surgimento e o crescimento das redes sociais digitais, têm sido utilizadas por mulheres e homens para ampliar suas lutas políticas, com intuito de dar visibilidade às suas pautas e, assim, contribuir para a redução das desigualdades de gênero. Um dos espaços virtuais bastante utilizados nesse contexto é a rede social Twitter, que foi o campo empírico desta pesquisa. O Twitter é compreendido como um espaço educativo na medida em que possibilita a construção e a disseminação de conhecimentos, produzindo modos de ser, viver e compreender pautas feministas e de gênero, entre tantas outras. Nesse sentido, esta pesquisa, de perspectiva qualitativa feminista, objetiva compreender como estratégias educativas são acionadas nas pautas feministas postadas no Twitter voltadas a problematizar e denunciar desigualdades entre homens e mulheres e, desse modo, educar sobre as relações de gênero. Do ponto de vista metodológico, utiliza-se a netnografia educacional voltada a abarcar as interações sociais que ocorrem por meio das intervenções tecnologias. Buscou-se, portanto, mapear as pautas feministas mais recorrentes no Twitter, no período de agosto a novembro de 2020, com intuito de identificar de que modo as pautas feministas são utilizadas como estratégias educativas no Twitter e analisar de que modo o Twitter tem se tornado um espaço educativo para atuação político-pedagógica de pautas feministas. A pesquisa, situada no campo dos Estudos Culturais da Educação, sustenta-se nos conceitos de culturas em rede, cibercultura e feminismos, compreendendo-os, particularmente, em suas dimensões educativas. O material empírico foi produzido a partir da observação e de capturas de tela dos trending topics do Twitter, durante um período de quatro meses, e analisado na perspectiva na análise de gênero com lente feminista. A partir da análise do material empírico infere-se que as hashtags com pautas feministas, sejam aquelas que convergem ou que se contrapõem às perspectivas feministas e de gênero educam uma vez em que disseminam conhecimentos culturais, sociais e, também, científicos sobre os feminismos e suas lutas e que, desse modo, pode contribuir para a reflexão e para a modificação de algumas nuances dos sexismos internalizados em nossa sociedade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Externo ao Programa - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA
Externo à Instituição - CARIN KLEIN