PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ADJEFFERSON VIEIRA ALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADJEFFERSON VIEIRA ALVES DA SILVA
DATA: 15/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/wxr-qysp-wqq
TÍTULO: NAS MARGENS, CURRÍCULOS COM GÊNEROS E SEXUALIDADES: UMA LEITURA A PARTIR DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS SITUADAS EM CAMPINA GRANDE - PB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Fundamental; Escolas Cidadãs Integrais; Currículo; Gênero; Sexualidade
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa de doutoramento, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, inserida na Linha de Pesquisa: Estudos Culturais da Educação, tem como objeto “Currículos com Gêneros e Sexualidades” no âmbito dos anos finais do Ensino Fundamental. Entre as várias instâncias sociais, a Educação tem se destacado, nas últimas décadas, como espaço acirrado de disputas e, nesse contexto, os currículos – na condição de artefatos sociais, culturais, pedagógicos e, também, de gênero e sexualidade – emergem como um dos principais espaços de confrontos. A experiência nos anos finais do Ensino Fundamental tem mostrado que gênero e sexualidade são abordados de forma pontual por docentes implicados política e eticamente com essas temáticas. Nessa mesma direção, levantamento realizado junto a repositórios de pesquisas demonstrou que existem poucos estudos sobre as temáticas nessa etapa de ensino da Educação Básica, ao mesmo passo que não foi encontrado nenhum estudo no/sobre o território paraibano. Desta feita, ancorado nos Estudos Culturais da Educação, em sua perspectiva pós-crítica, nos Estudos Curriculares, Estudos de Gênero e Estudos de Sexualidade, na presente pesquisa questiona-se: se e como as relações de gênero e as sexualidades são abordadas nos currículos do Ensino Fundamental nos seus anos finais em Escolas Cidadãs Integrais (ECI) pertencentes à 3ª Gerência Regional de Ensino (GRE) e localizadas em Campina Grande – Paraíba? Partindo desta questão, tem-se como objetivo central: analisar, a partir de fontes documentais e da perspectiva de professoras e professores, a abordagem das questões de gênero e sexualidade nos currículos do Ensino Fundamental, anos finais, em Escolas Cidadãs Integrais (ECI) de Campina Grande – PB. Parte-se de uma dupla pista: A primeira é de que os documentos da política curricular – em âmbito nacional e estadual – possibilitam a abordagem/problematização das questões de gênero e sexualidades, mesmo que por meio de percursos alternativos/não explícitos. A segunda pista supõe que tomando as possibilidades de abordagem/problematização presentes nos documentos curriculares quanto às questões de gênero e sexualidades, espera-se que professoras e professores materializem/abordem/problematizem tais questões, mesmo que tangencialmente. Ao final das análises conclui-se que os textos da política curricular, em seus diversos âmbitos, e a perspectiva docente possibilitam sustentar que a abordagem/problematização das questões dos gêneros e das sexualidades está fundamentada na legislação educacional brasileira e, associadamente a estes fundamentos legais, existe uma disposição de professores e professoras em abordar a temática da diversidade (de gêneros e orientações sexuais), em que pese o receio que o ambiente de vigilância política, ideológica e moral instalado no país há anos, com especial destaque na Educação. Por tudo isso, esta pesquisa é de caráter qualitativo quanto aos objetivos e procedimentos e aplicada quanto aos resultados. Na produção do material empírico são acionadas estratégias da pesquisa documental no acesso e salvaguarda de documentos da política curricular, além de documentos das rotinas pedagógicas escolares. Produz-se, ainda, questionário online para selecionar docentes familiarizadas/os com a abordagem da temática de gênero e sexualidade, atuantes nas escolas selecionadas; e, por fim, realiza-se entrevistas-episódicas semiestruturadas online com docentes. O material empírico produzido foi analisado a partir da perspectiva da Análise Cultural.
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA