PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ADAH KETHLYN BRAZ

DISCENTE: ADAH KETHLYN BRAZ
DATA: 10/12/2021
LOCAL: meet.google.com/pdv-gcmh-pve
TÍTULO: O DISCURSO SOBRE A ESPECIFICIDADE EDUCATIVA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
PALAVRAS-CHAVES: HQs. Análise Arqueológica do Discurso. BNCC. Função educativa. Política educacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Ancorada no nexo entre educação, visualidade e discurso a presente pesquisa situada na linha dos Estudos Culturais da Educação (ECE), objetivou analisar e descrever o discurso sobre a especificidade educativa das HQs na BNCC no intuito de responder ao seguinte problema central: Quais as condições de possibilidades enunciativas para existência do discurso sobre a especificidade educativa das HQs na BNCC? Para isso, adotou-se a abordagem teórico-metodológica da Análise Arqueológica do Discurso (ADD), proposta por Michel Foucault (2008) em sua obra A arqueologia do saber. Os procedimentos investigativos utilizados seguiram os seguintes passos, sistematizados e adotados por Alcântara e Carlos (2013): mapeamento dos documentos, análise da zona enunciativa do discurso e descrição das séries enunciativas que tecem a ordem do discurso. Apesar das HQs ocuparem um espaço cada vez maior nas pesquisas acadêmicas e por serem um objeto cultural de apreciação e consumo de crianças e adultos, a feitura desta pesquisa justificou-pela necessidade de dar visibilidade discursiva às especificidades educativas desse gênero visual, em particular. Além disso, esse artefato se apresenta com uma função educativa e pedagógica reconhecida e como um conteúdo eleito pela política educacional da BNCC na área de Linguagens a ser inserido de forma obrigatória no currículo escolar da Educação Básica. A fonte primária escolhida para o ponto de partida da análise arqueológica foi a última versão da Base Nacional Comum Curricular (2018), especificamente voltada para os achados referentes à etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao final do percurso de descrição arqueológica, identificamos que no entrelaçamento discursivo dos domínios dos Direitos humanos, das Artes Visuais e da Língua Portuguesa são forjadas um conjunto de séries enunciativas que entrelaçadas funcionam como condições de possibilidade para o que pode ser dito a respeito da ordem do discurso sobre a especificidade educativa das HQs na BNCC. Sinalizamos também, como resultados de nossa análise a identificação de algumas funções educativas desempenhas pelas HQs encontradas na ordem do discurso em questão, quais sejam: a função artística-experimental, a artística-cultural, a epistêmico-lúdica, a didático-pedagógica interdisciplinar, a semiótica-interativa, a estético-lúdica, a semântico-criativa, a discursiva-comunicativa e a crítico-midiática.
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES