PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: KILMA CRISTEANE FERREIRA GUEDES

DISCENTE: KILMA CRISTEANE FERREIRA GUEDES
DATA: 06/12/2021
LOCAL: meet.google.com/ruu-xkbn-ygz
TÍTULO: PRÁTICAS EDUCATIVAS DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE – MEB: A ALFABETIZAÇÃO/CONSCIENTIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PELAS ONDAS DO RÁDIO (1961-1964)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. MEB. Práticas educativas. Memória. Representações.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: O presente estudo tem por objetivo analisar as práticas educativas e as estratégias alfabetizadoras desenvolvidas pelo Movimento de Educação de Base - MEB, que promoveram a conscientização e a politização de jovens e adultos pertencentes à classe popular, no recorte de 1961 a 1964. O MEB emergiu em um cenário de efervescência política e ideológica no Brasil e no mundo, tendo sido criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, com o apoio do Governo Federal, oficializado pelo Decreto nº 50.370/1961. Suas atividades foram implementadas por meio de escolas radiofônicas, utilizando “as ondas do rádio” para promover o processo educativo, nas quais professor-locutor, monitor e alunos se esforçavam para superar as barreiras do ensino remoto à época. Em 1963, a cartilha Viver é lutar foi adotada como suporte pedagógico. A história, a memória e o legado do MEB se entrecruzam nas representações de suas práticas educativas, entretanto, percebe-se que, conforme o cenário histórico se modificava, eles foram postos ora em transbordamento, ora em esvaziamento. Para compreender essa dinamicidade e os meandros dessas práticas educativas, esse estudo se debruçou sobre fontes escritas e iconográficas e, especialmente, as produzidas pelo MEB e seus participantes. Utilizou-se como aporte teórico-metodológico os estudos da Teoria da Memória em Le Goff (1990), Halbwachs (1990), Nora (1993) e da Teoria das Representações à luz de Chartier (1988, 1991), em diálogo com a História da Educação de Jovens e Adultos e os estudos de Paiva (2003), Freire (1967, 1987), Fávero (2004, 2006), entre outros. As análises apontaram contribuições, contradições e desdobramentos dessas práticas educativas, configuradas como estratégias de conscientização/politização das massas populares, que colaboram até o momento presente, com a promoção da educação de jovens e adultos, ratificando a importância do MEB para a História da Educação Brasileira.
Presidente - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Interno - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA