PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: THAMYRES RIBEIRO DA SILVA

DISCENTE: THAMYRES RIBEIRO DA SILVA
DATA: 14/12/2021
LOCAL: meet.google.com/ebd-wuvp-yih
TÍTULO: Escolas Cidadãs Integral Técnica: atores, sujeitos, influências e a atuação da política em uma Escola localizada no Brejo Paraibano
PALAVRAS-CHAVES: Educação Integral; Escolas Cidadãs Integrais Técnicas; Paraíba; Neoliberalismo.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante
RESUMO: O objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender a atuação da política de educação integral e de tempo integral nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) Paraibanas. Tal pesquisa encontra justificativa por dedicar-se a estudar um programa que atua em mais de 100 escolas no estado, alterando significativamente aspectos como gestão, currículo e a cultura organizacional das instituições educativas, com participação direta e indireta do setor privado. A partir de uma análise de documentos que tratam sobre o tema Educação Integral, ressaltamos os aspectos históricos, políticos e sociais de cada período, discutindo a reforma do Ensino Médio e como esta mudança embasou o modelo de Educação Integral Paraibana, apontando também as modificações específicas realizadas dentro das ECITs, já que estas se direcionam, além da Educação Integral, ao Ensino Técnico. Apresenta abordagem qualitativa, descritiva quanto aos objetivos traçados e faz uso do método de análise do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richard Bowe. Através das dimensões contextuais da política de Stephen Ball, Meg Maguire e Annette Braun e por meio das vozes dos sujeitos entrevistados foi possível compreender como a política está sendo interpretada e atuada dentro da instituição, tendo em vista que docentes, estudantes e gestor estão negando e modificando ideias como protagonismo, avaliações, áreas de conhecimento e relações de convivência, que sofrem interferência pela falta de infraestrutura e pelas demandas que são apresentadas.
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA