PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: PEDRO LOBO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO LOBO DOS SANTOS
DATA: 10/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/eyj-onvx-zom
TÍTULO: MOROMBO’ESARA NHEBO’E: O APRENDER E O ENSINAR DO PROFESSOR INDÍGENA POTIGUARA NA BAÍA DA TRAIÇÃO/PARAIBA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: Educação Escolar Indígena Potiguara-PB. Formação de Professores/as Indígenas. Educação Popular.
PÁGINAS: 224
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a formação permanente oferecida aos professores/as indígenas, identificando a sua contribuição à Educação Escolar Indígena do Povo Potiguara-PB a partir da experiência na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Pedro Poti, localizada na Aldeia São Francisco, no município da Baía da Traição-PB. Ancorados na legislação que regulamenta a Educação Escolar Indígena como uma modalidade legítima faz-se necessário dialogarmos com os professores indígenas com seu arcabouço de saberes e práticas que dizem respeito à nossa cultura e tradição, a partir da realidade indígena possibilitando a interlocução dos saberes populares e os saberes científicos, promovendo o direito à diversidade cultural que é patrimônio comum da humanidade. A investigação se configura metodologicamente como pesquisa qualitativa, tendo como fundamentos teóricos a perspectiva da educação popular os estudos de Brandão (2005), Freire (1996), Streck e Esteban (2018), da educação intercultural decolonial com Quijano (2010), Fanon (2015), Santos (2010), Collet (2006) e Candau (2008; 2016 e 2018) e da educação indígena com Munduruku (2002, 2012; 2019), Bonin (2012), Bergamaschi e Silva (2007), Arritu (1995), Barcellos (2012) e Nascimento (2012), Baniwa (2006), além do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI-1998) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena (2013). Trabalhamos com a análise documental e a análise temática de conteúdo dialogando com Cellard (2008), Flick (2009) e Bardin (2011). Como resultados, constatamos o protagonismo do coletivo de educadores indígenas, conquistando novas propostas curriculares para as escolas nas aldeias Potiguara da Paraíba. A Educação Escolar Indígena na perspectiva da Educação Popular se apresenta como “inédito viável”, expressão da resistência do nosso Povo através da educação de base política-pedagógica crítica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Externo ao Programa - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Externo à Instituição - EDSON MACHADO DE BRITO