PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: RAYANE PEREIRA SANTOS

DISCENTE: RAYANE PEREIRA SANTOS
DATA: 14/12/2021
LOCAL: meet.google.com/fbu-unsz-vux
TÍTULO: BNCC E OS NOVOS DIRECIONAMENTOS PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação do campo. Formação de professores. BNC-Formação Continuada.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a atuação da política de formação continuada para professores da Educação Básica de escolas do campo do município de Santa Rita/PB, a partir da instituição da Base Nacional Comum Curricular. A base epistemológica ancora-se nos estudos de autores que discutem educação do campo, tais como: Arroyo (2012); Molina (2013, 2017) e Caldart (2013). Sobre o tema formação de professores: Gatti (2008); Brzezinski (2008); Dourado (2015); e sobre as políticas da BNCC e BNC-Formação Continuada consultou-se os pesquisadores: Oliveira e Süssekind (2018); Macedo (2017); Rodrigues e Albino (2020) e Freitas (2020). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utiliza como método o estudo de caso. A técnica utilizada foi a entrevista semiestruturada tendo como instrumento um roteiro com tópicos de interesses da pesquisa. Os sujeitos foram: duas professores; uma gestora da escola; uma supervisora; duas coordenadoras da Educação do Campo; duas formadoras e uma coordenadora da Equipe de Estudo e Formação de Professores - EEFORP. O Ciclo de Políticas de Ball e colaboradores (1992, 1994) foi a ferramenta escolhida para a análise dos contextos de Influência, Produção de texto, Prática e os primeiros Resultados e Efeitos da implementação da BNCC. Após as análises dos achados ressaltamos que a atuação da política de formação de professores realizada no município de Santa Rita/PB orienta a utilização de sequencias didáticas a partir das competências e habilidades instituídas pela BNCC; os encontros são organizados desconsiderando as especificidades das escolas independente se do campo ou da cidade; existe uma narrativa de implementação do documento curricular sem reflexão; não há orientações especificas para a modalidade Educação do Campo.
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA