PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JOSE ACLECIO DANTAS

DISCENTE: JOSE ACLECIO DANTAS
DATA: 13/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ijk-joqr-ivw
TÍTULO: PROGRAMA “EDUCAR PRA VALER”: EM TEMPOS DE NEOLIBERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Neoliberalismo. Políticas Educacionais. Programa Educar pra valer.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: O tema da pesquisa é “política educacional em tempos de neoliberalismo”, tendo como objeto de estudo o programa “Educar pra Valer, implementado nas turmas de 2º e 5º anos das séries iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Educação de João Pessoa - PB, a partir do 2º trimestre do ano 2019. A finalidade deste trabalho foi contribuir para os estudos sobre as políticas educacionais que são implementadas nas redes de educação municipais como estratégias para a elevação da qualidade na educação pública e da aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa procurou responder a seguinte questão: Quais elementos e estratégias neoliberais podem ser identificadas a partir da implementação do programa “Educar pra Valer” na rede municipal de educação de João Pessoa? O nosso objetivo consistiu em analisar as relações que se estabelecem entre a implementação do programa “Educar pra Valer” nas escolas municipais de João Pessoa e o Neoliberalismo. E para isso objetivamos, especificamente nesse trabalho descrever os processos de implementação do Programa “Educar pra Valer” na Rede municipal de Educação de João Pessoa em 2019; Conhecer a organização, as parcerias estabelecidas e objetivos do programa “Educar pra Valer” no município de João Pessoa e analisar os elementos ideológicos e políticos estabelecidos na mediação entre Neoliberalismo e política educacional a partir da implementação do programa “Educar pra Valer” e suas estratégias de melhoria da “qualidade da educação pública”. Nossa metodologia é norteada pelo método materialista histórico dialético. Iniciamos utilizando uma pesquisa bibliográfica e documental, no qual a técnica principal foi a construção de fichamentos de obra e fichamento de citação. O instrumento utilizado foi o questionário aplicado de forma virtual, composto por 14 questões abertas e fechadas, a 10 docentes do 5º ano do ensino Fundamental. Após a análise dos dados destacamos que a partir do ponto que o programa de uma determinada política pública de educação insere alguns elementos de uma lógica de mercado, expressos numa racionalização do trabalho em sala de aula, milimetricamente medida em minutos relógio; na priorização de alguns conteúdos em detrimento de outros, principalmente ao que tange a metrificação das leituras individuais dos alunos; realiza avaliações externas, sistemáticas e padronizadas e restringe os processos de ensino/aprendizagem a aquisição de habilidades e competências, e o faz norteado por uma parceria com instituições privadas e sob financiamento do capital especulativo e fundos de investimentos da fundação Lemann, que têm a incumbência de determinar os novos parâmetros e rumos da educação sob o discurso da elevação da qualidade na educação pública, está implementando elementos e estratégias Neoliberais na Educação, visando a ampliação da produtividade do trabalho, e assim, a reprodução ampliada do capital.
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Externo ao Programa - 2214513 - CLAUDIA MARIA COSTA GOMES