PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: PEDRO CARLOS DAS NEVES JUNIOR

DISCENTE: PEDRO CARLOS DAS NEVES JUNIOR
DATA: 16/12/2021
LOCAL: meet.google.com/sjy-manz-rvp
TÍTULO: CURSOS PRESENCIAIS DE PEDAGOGIA NA PARAÍBA: INVESTIGANDO REFERENCIAIS SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial; Educação Inclusiva; Pedagogia e Educação; Curso e Currículo; Sistemas de Comunicação Alternativos e Aumentativos.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: Esta pesquisa de mestrado da linha Processos de Ensino-Aprendizagem possui um diálogo teórico com a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, cujo paradigma foi garantido por meio de lutas e movimentos sociais que, aos poucos, foi se materializando em leis, declarações e nos saberes necessários para a formação de professores. Considera-se que, para além de um conhecimento distante e vago sobre inclusão, é necessário que os professores tenham competências para construírem espaços significativos de aprendizagem para os estudantes público-alvo da Educação Especial, com recorte nos com necessidades complexas de comunicação. Desse modo, a Comunicação Suplementar e Alternativa se mostra como um relevante conteúdo para os cursos de formação de professores. O objetivo geral foi: analisar referenciais acerca da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e Comunicação Suplementar e Alternativa, nos cursos de licenciatura em Pedagogia das universidades públicas paraibanas. Os objetivos específicos foram: caracterizar nos cursos investigados referenciais nos projetos pedagógicos de curso e nos componentes curriculares que versam sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e Comunicação Suplementar e Alternativa e identificar, por meio de docentes, conhecimentos e estratégias sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e Comunicação Suplementar e Alternativa em suas práticas pedagógicas. O método utilizado para a pesquisa foi o estudo de casos múltiplos, por sua investigação se dar em sete cursos de Pedagogia. Para a coleta de dados foram selecionados os projetos pedagógicos dos cursos e aplicado um questionário com 22 docentes das instituições públicas de Ensino Superior investigadas. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram, sobre a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que os cursos investigados tratam essa temática em seus Projetos Pedagógicos de Curso e práticas pedagógicas. Contudo, os cursos que evidenciaram mais referenciais sobre o tema foram o curso da Universidade Federal de Campina Grande e o da Universidade Estadual da Paraíba, ambos localizados em Campina Grande. Sobre a Comunicação Suplementar e Alternativa, nenhum dos cursos investigados contemplaram nos Projetos Pedagógicos de Curso essa área de estudo, porém, por meio do questionário, foi identificado que há docentes que trabalham essa temática em componentes específicos da área da Educação Especial, mostrando, portanto, que a Comunicação Suplementar e Alternativa tem, ainda que minimamente, aparecido em cursos de Pedagogia na Paraíba, nas práticas em sala de aula. Desse modo, conclui-se que os cursos investigados precisam oferecer mais componentes curriculares específicos da área da Educação Especial que ofereçam um estudo aprofundado sobre como trabalhar com pessoas com deficiência, como utilizando recursos de Comunicação Suplementar e Alternativa, e também tratarem a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de forma interdisciplinar em mais componentes básicos do currículo. Essas considerações precisam estar explícitas no Projeto Pedagógico do Curso, por ele materializar e indicar os rumos formativos que o curso trilhará, explicitando, sobretudo, o olhar humanizador e inclusivo que os docentes precisam traduzir em práticas pedagógicas.
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO