PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JANAINA CORREIA VIDAL ATAIDE

DISCENTE: JANAINA CORREIA VIDAL ATAIDE
DATA: 16/12/2021
LOCAL: meet.google.com/bzc-iyvq-ymq
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PARA A ATUAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Formação dos profissionais da educação; Formação continuada; Currículo.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva atravessa um caminho desafiador, sobretudo no Brasil, especificamente, na Paraíba. A dissertação que segue, partiu das inquietações acerca dos desafios encontrados pelo professor do Atendimento Educacional Especializado em sua atuação no cotidiano escolar, problematizando a respeito da sua formação profissional. Tem como objetivo geral analisar a formação de professores em pós-graduação de nível lato sensu para atuação no atendimento educacional especializado e como objetivos específicos: analisar a estrutura curricular de um curso de pós-graduação de nível lato sensu em Atendimento Educacional Especializado; identificar e analisar as percepções dos professores formadores e dos egressos sobre os processos de ensino-aprendizagem de alunos público-alvo da Educação Especial; identificar as percepções dos professores formadores em relação à formação dos professores em um curso de pós-graduação de nível lato sensu para a atuação no atendimento educacional especializado. Para a fundamentação teórica, buscou-se autores que dissertam acerca do atendimento educacional especializado, da formação continuada e do currículo, além do amparo da legislação vigente para todo o processo educacional do país e do estado onde se situa a pesquisa e, especificamente, da legislação em torno da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Para desenvolver a pesquisa, a base metodológica foi o estudo de caso. Inicialmente, foi feita a análise de documento do projeto pedagógico do curso, tendo em vista atender ao objetivo da dissertação. Posteriormente, foi realizada a entrevista semiestruturada com egressos do curso e professores formadores, por meio de um roteiro previamente apresentado aos juízes com conhecimentos na área da Educação Especial, os quais puderam contribuir com a construção do mesmo. Foram estabelecidas categorias e subcategorias e foi dado prosseguimento às análises, o que resultou que, embora a formação continuada teve seus aspectos positivos na percepção dos egressos, a formação de professores em nível lato sensu em Atendimento Educacional Especializado precisa de atualização do currículo para que possa melhor atender às demandas cotidianas da atuação do profissional do Atendimento Educacional Especializado junto ao aluno público-alvo da Educação Especial no sistema regular de ensino.
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Externo ao Programa - 3016389 - ADENIZE QUEIROZ DE FARIAS