PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JISALINE FAGUNDES RODRIGUES

DISCENTE: JISALINE FAGUNDES RODRIGUES
DATA: 15/12/2021
LOCAL: meet.google.com/pqh-ijpa-vuh
TÍTULO: JORNAL O CEARENSE: ANÚNCIOS DE LIVROS DE INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO (1846 A 1856)
PALAVRAS-CHAVES: Século XIX. Jornal. Anúncios. Livros de instrução. Educação.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Este trabalho objetivou identificar e analisar os anúncios de livros no jornal O Cearense, no período compreendido entre 1846 a 1856, considerando a circulação de ideias sobre instrução e educação e suas representações para a sociedade. O estudo identificou, por meio dos anúncios publicados nas 986 edições do respectivo periódico, observando o marco temporal estabelecido, os reclames caracterizados “ANNUNCIOS”, organizados em uma seção específica em que se detectou também oferta de livros, aplicando estratégias de divulgação centradas em despertar o interesse da sociedade bem como as intenções de influenciar escolhas pedagógicas por parte das autoridades governamentais e educacionais. Entre as 986 edições analisadas, 786 apresentam anúncios diversos os quais remetem à lógica da sociedade e do governo do respectivo período; em 204 anúncios, consta(m) indicação(ões) de livros de alguns campos de conhecimento – alguns apenas divulgados, outros expressamente recomendados –,observando-se sua concepção teórica e ou metodológica e seu potencial para aplicação à instrução e educação daquele período. A pesquisa articulou diferentes fontes: 1) periódicos com destaque para o jornal O Cearense, disponíveis no site da Biblioteca Nacional; 2) relatórios de presidentes da província; 3) leis que regulamentaram a Instrução, estas localizados em mídia eletrônica (sites oficiais); e 4) bibliografia produzida sobre o tema, disponibilizada em bases de dados oficiais. O apoio teórico e metodológico aplicado à fundamentação da escrita observou as contribuições de Burke (2008), Carr (2002), Foucault (2012), Ginzburg(1989); Chartier (1994, 2014), Almeida (2007), Vilella (2011), entre outros autores cujas concepções foram essenciais para compreender a circulação não só de ideias, a partir do jornal – dispositivo da cultura letrada –, mas também a representação que se pretendia disseminar como ensinamentos para aquela sociedade, com apoio nos livros, naquele momento, divulgados e recomendados para a Instrução Pública, contemplando a ideia de educação e instrução almejados pelo Estado, o Clero e outras lideranças influentes vinculadas às diversas instituições que compunham o cenário social.
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO