PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: SUENIA ROBERTA FERREIRA DE CARVALHO CUNHA

DISCENTE: SUENIA ROBERTA FERREIRA DE CARVALHO CUNHA
DATA: 16/12/2021
LOCAL: meet.google.com/rfr-osob-nir
TÍTULO: PROCESSOS AVALIATIVOS EM UMA CLASSE DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DURANTE A PANDEMIA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial; Educação Inclusiva; Avaliação; Ensino Remoto; Professor.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: A partir dos cenários educacionais modificados pelas ações da pandemia do Covid-19, o modelo de ensino remoto tornou-se a opção para continuidade da escolarização dos alunos das escolas públicas do país, no tocante a este estudo, dos alunos público-alvo da Educação Especial. Dessa forma, o presente estudo se insere no âmbito de pesquisas voltadas para o processo avaliativo desses alunos em tempos de pandemia. O objetivo geral foi analisar as concepções e a atuação dos professores do Atendimento Educacional Especializado e do ensino comum no processo avaliativo do aluno público-alvo da Educação Especial no modelo de ensino remoto. Para tanto, a pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, realizada com duas professoras, uma do ensino comum e a outra do atendimento educacional especializado, de uma escola pública municipal de uma cidade de grande porte do estado da Paraíba. Os dados foram coletados por meio de observações realizadas no grupo de whatsapp de uma turma de 5º ano, por trocas de mensagens, ligações telefônicas e entrevista semiestruturada com as participantes. Para tratar e analisar os dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, na qual possibilitou elementos para discussão e construção das categorias de análises, viabilizando apreciação das mensagens das professoras por meio dos discursos sobre o processo avaliativo dos alunos público-alvo da Educação Especial. Os resultados revelaram percalços e desafios tanto para as professoras quanto para os alunos devido à falta de acesso tecnológico e suporte por parte da família, ocasionando implicações ao processo avaliativo dos alunos. Os dados ainda denotaram que mesmo em um cenário de ensino remoto, a parceria entre as duas professoras se restringiu em comunicações pontuais, trocas de ideias acerca da construção de atividades para os alunos, evidenciando assim, que não houve perspectivas de um ensino colaborativo consistente que englobasse planejamento, estratégias, formas de avaliação e flexibilização curricular. Da mesma forma, percebeu-se que apesar do ensino remoto trazer à tona várias dificuldades e vulnerabilidades, as concepções das professoras são inerentes, independente do cenário escolar, isto é, limitadas e restritas ao modelo médico acerca da deficiência, o que gera estereótipos e restrições para formação de elementos que flexibilizem o currículo, ações e avaliações à aprendizagem dos alunos público-alvo da Educação Especial. Partindo das ponderações apresentadas, se faz necessário refletir sobre a implementação de debates referentes as práticas avaliativas inclusivas, com intuito de romper com concepções avaliativas vinculadas ao viés médico e a mensuração do conhecimento. Além disso, propõe-se a adoção do ensino colaborativo entre as professoras do ensino comum e do atendimento educacional especializado, com o intuito de promover práticas inclusivas, independente do cenário escolar, remoto ou presencial.
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Externo ao Programa - 2356641 - ELZANIR DOS SANTOS