PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: NADIA FARIAS DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NADIA FARIAS DOS SANTOS
DATA: 14/12/2021
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: SANKOFA: SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES PEDAGOGOS PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN
PALAVRAS-CHAVES: Saberes e práticas docentes. Ensino das relações étnico-raciais. Formação de professores. Pedagogia. Docência.
RESUMO: Uma educação antirracista pressupõe uma formação que valorize a história, a cultura e as identidades de seus pares, num processo dialético estabelecido e pensado para estas diversidades. A presente pesquisa tem como objetivo analisar saberes e práticas dos professores pedagogos para o ensino das relações étnico-raciais dos cursos de Licenciatura de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Ela está sendo desenvolvida com os professores licenciados em Pedagogia que lecionam nos cursos de Química. Os dados serão coletados por meio de questionários online, entrevistas e Projeto Político Pedagógicos dos cursos, que serão analisados com a base na análise de conteúdos de Bardin e ancorados na teoria da afrocentricidade de Asante. Intenta-se com essa pesquisa contribuir com a análise reflexiva do contexto de formação e atuação dos docentes ampliando a compreensão acerca da temática racial e seus desdobramentos na construção de uma identidade positiva junto aos educadores e educandos negros/as e não negros/as, bem como o estabelecimento e cumprimento do princípio da igualdade de direitos, do reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira e africana e na aplicabilidade das leis e normativas orientadoras de uma proposta de formação para uma educação racial inclusiva.
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA