PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ELIDIANA OLIVEIRA DAS NEVES

DISCENTE: ELIDIANA OLIVEIRA DAS NEVES
DATA: 13/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/sxd-eadu-pyr
TÍTULO: Experiências de aprendizagem com o cinema para formação humana: percepções dos/as educandos/as nos anos finais do Ensino Fundamental.
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Cinema; Experiência de aprendizagem; Prática Pedagógica; Formação Humana.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Esta pesquisa científica insere-se nos estudos sobre educação e cinema, mais especificamente nas práticas pedagógicas no âmbito escolar, motivada por observações de projetos de pesquisa oriundos de interesses dos(as) próprios(as) educandos(as), envolvendo o uso do cinema. Tem como objetivo central analisar as experiências de aprendizagem com o cinema que podem potencializar as práticas pedagógicas direcionadas à formação humana nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, busca-se responder aos seguintes questionamentos: Como experiências de aprendizagem com o cinema podem potencializar a prática pedagógica direcionada à formação humana dos(as) educandos(as)? Que saberes os(as) educandos(as) reconhecem por meio de experiências de aprendizagem com o cinema? Sendo assim, levanta-se a hipótese de que o cinema, diante da sua singularidade, contribui de maneira significativa na formação do ser humano quando contextualizado à proposta pedagógica da escola, sendo possível os(as) educandos(as) passarem a evidenciar as próprias experiências como experiências de aprendizagens. A metodologia adotada parte de uma abordagem qualitativa, e, visto o caráter subjetivo do fenômeno, além da necessidade de descrição do mesmo e relação com experiência de vida, optou-se pelo enfoque fenomenológico. Sobre os procedimentos, quanto aos fins, trata-se de uma pesquisa de campo exploratória e, quanto aos meios, de caráter bibliográfico, empírica e documental, em que se recorre às fontes oficiais da legislação brasileira, portfólios dos(as) educandos(as), proposta pedagógica, registros e anotações. Para a coleta de dados, realizou-se a observação participante, assim como a análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com educandos(as) dos anos finais do Ensino Fundamental. Quanto à interpretação e categorização dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), do tipo categorial. Os dados apontam que o cinema se interliga à proposta pedagógica da escola por meio dos projetos e roteiros de aprendizagem, oficina pedagógica, comitê estudantil e cineclube. Percebe-se o reconhecimento de experiências de aprendizagem pelos(as) educandos(as) relacionadas às questões de percepção de si, do outro e do mundo por meio da criação coletiva e dos vínculos elaborados em situações de aprendizagem provocados pelas experiências com o cinema.
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO