PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIDE MARIA FERRAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEIDE MARIA FERRAZ
DATA: 14/12/2021
LOCAL: meet.google.com/oin-mcut-sgx
TÍTULO: Gestão escolar na rede pública municipal de ensino do Recife e a política educacional: (re)democratização?
PALAVRAS-CHAVES: política educacional; democratização; gestão escolar; Recife.
RESUMO: Esta tese tem por objetivo investigar a ação democrática de gestores escolares, analisando como são efetivadas as políticas escolares e construídos os processos gestionários em escolas públicas do sistema municipal de ensino do Recife, em tempos de políticas neoliberais, considerando uma experiência de ressignificação democrática e busca de sentido no âmbito da relação entre gestão e democracia. Nesse sentido, buscou-se registrar as experiências de gestores, considerando os aspectos democráticos de participação e autonomia, gestão pedagógica e currículo inclusivo, implicados nessas experiências, a partir das reflexões de diversos autores da teoria crítica tais como Luiz Carlos de Freitas (2016), Márcia Ângela Aguiar (2004), Luiz Dourado (2016, 2007), Vitor Paro (2007, 2001), Boaventura de Sousa Santos (2010, 2002) e outros. Os participantes da pesquisa foram vinte, somando seis gestores, seis vice gestores e oito coordenadores pedagógicos, de seis escolas públicas municipais do Recife. Adotou-se a técnica da observação direta intensiva por meio de entrevista semi estruturada colocando em suspenso quaisquer juízos acerca das concepções e práticas gestionárias, favorecendo os sujeitos narrarem suas concepções nas experiências de gestão. A análise das narrativas foi feita com inspiração no método análise de conteúdo, de Bardin (2016), com inferências, mediante codificação, categorização e co-ocorrência com análise contingencial. O método de abordagem se aproxima do dialético e o método de procedimentos consiste no analítico-dedutivo.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES