PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILEUZA RICARDO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILEUZA RICARDO DA SILVA
DATA: 16/12/2021
LOCAL: via remota, por meio do endereço: https://meet.google.com/jsg-kipb-sbc
TÍTULO: SABERES E PRÁTICAS POPULARES EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA COM O QUILOMBO CAIANA DOS CRIOULOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular, Educação Popular em Saúde, Prática Popular em Saúde. Povos quilombolas.
RESUMO: Este estudo vinculado à Linha de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba aborda as Práticas Populares em Saúde praticada pelos povos tradicionais brasileiros, tendo como campo empírico o Quilombo Caiana dos Crioulos, localizado na zona rural do município de Alagoa Grande na Paraíba. O estudo está dividido em duas etapas de construção teórico metodológico, no primeiro momento foi realizado um melhor entendimento da temática com a pesquisa bibliográfica em artigos, revistas, dissertações e teses que encontramos em bancos de produção científica a exemplo da CAPES e do Repositório Institucional da UFPB, a partir dessa etapa foi possível constatar a carência de publicações nessa área. Já no segundo momento faremos uma pesquisa de campo com a realização de uma entrevista semiestruturada para um maior aprofundamento do objeto de pesquisa. Em decorrência da pandemia da Covid-19, as entrevistas ocorrerão em um ambiente virtual. Participarão da pesquisa dez (10) pessoas que são moradores da comunidade e que são usuários ou praticantes dessas ações. Em virtude do que foi exposto, a presente dissertação tem como questão de pesquisa: investigar “ quais são os saberes e as práticas de saúde dos povos quilombolas e os processos educativos que por eles são desencadeados? ” O estudo segue uma perspectiva Dialética de acordo com Melo Neto ( 2011), a análise foi submetida a partir da Análise de Conteúdo de Bardin(2016), fundamentou-se em autores e autoras da área da Educação Popular e da área de Educação Popular em Saúde, a exemplo de Freire (1996), Vasconcelos (2001), Oliveira (2009), Flick(2009), entre outros. Como resultado da pesquisa apresentamos as narrativas da sua importante trajetória e experiência trazendo em pauta debates e reflexões a respeito da temática. Acredita-se que este estudo evidenciará a relevância e o significado das Práticas Populares em Saúde, a partir da sabedoria dos povos tradicionais e da necessidade de expandir seus feitos e conhecimentos populares.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA