PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: WALDELIO PINHEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDELIO PINHEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR
DATA: 07/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Google meet
TÍTULO: A espiral de Mnemosine.
Cinema, ditadura militar e educação para nunca mais.
PALAVRAS-CHAVES: Educação para Nunca Mais; Ditadura Militar; Cinema Brasileiro.
PÁGINAS: 230
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO: A presente tese tem como foco analítico a educação em direitos humanos, na perspectiva da educação para nunca mais. Tem no direito à memória e à informação os elementos fundamentais para pensar o desenvolvimento de processos cognitivos capazes de incentivar a autonomia e a valorização da democracia e da liberdade. A pesquisa recorre ao cinema nacional a fim de pensar, junto com as narrativas fílmicas, estratégias sensíveis voltadas à manutenção da memória e da educação contra a barbárie, as violências e liberdades cerceadas durante os 21 anos do Estado de exceção brasileiro. Como ponto de partida, fez-se necessário investigar as formas de representação social que a sétima arte tem feito das violações e seus perpetradores, sejam militares ou civis aliados. Investigou as formas de representação social que o cinema construiu acerca das violações aos direitos humanos e como seus perpetradores, sejam militares ou civis aliados utilizaram como modus operandi. A amostra utilizada foi composta por produções do gênero de cinema documentário por entender que as mesmas possuem mais vitalidade analítica para compreensão da memória por meio das vozes dos envolvidos no contexto das diversas vivências. A estratégia metodológica para a análise dos documentários selecionados está pautada na Teoria Fundamentada nos Dados, a qual preconiza um diálogo intenso e exaustivo entre o escopo do acervo levantado na coleta de dados e as categorias teórico-analíticas apontadas durante os processos interpretativos dos mesmos. A estratégia em espiral da Teoria Fundamentada foi denominada de Espiral de Mnemosine e adaptada a fim de atender às demandas da análise cinematográfica. Os resultados apontaram que as representações e discursos imagéticos interferem na memória social e que as narrativas fílmicas, enquanto arte, ao representar as diversas violações à dignidade humana, não intenta jogar sal nas feridas abertas, mas lançar luz sobre as mesmas, conduzindo a sociedade a uma necessária e urgente reflexão sobre tais acontecimentos. Foi através dessa espiral que o processo analítico foi conduzido, levando à compreensão da importância de uma Pedagogia da Memória que nos permita construir, através da educação, uma sociedade mais humana e consciente do valor da liberdade e da democracia e comprometida com a formação de crianças e jovens que lutem para que outros horrores não sejam protagonizados em nossa história.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - DELAMAR JOSE VOLPATO DUTRA
Externo à Instituição - JOSÉ WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS