PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANE FLÁVIA DE SOUZA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANE FLÁVIA DE SOUZA RODRIGUES
DATA: 16/12/2021
LOCAL: Via remota, https://meet.google.com/kji-rnkk-zdw
TÍTULO: LIMOLAYGO TOYPE: NOSSA EDUCAÇÃO É NOSSA RESISTÊNCIA. EDUCAÇÃO INDÍGENA E A PEDAGOGIA DECOLONIAL NA ALDEIA CANA BRAVA, POVO XUKURU DO ORORUBÁ, PE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Indígena. Xukuru do Ororubá. Decolonialidade. Educação Popular.
RESUMO: A proposta desta pesquisa consiste em impulsionar o debate sobre a decolonialidade no campo da educação popular, a partir da educação indígena e mais especificamente do caso do povo indígena Xukuru do Ororubá, do estado de Pernambuco. A educação indígena, como compreendemos, é pensada em sua gênese a partir da comunidade e se desenvolve no território, para além da sala de aula. Detentora de propósitos muito específicos, que vão muito além do saber ler e escrever, a educação escolar indígena volta sua atenção tanto para práticas micro - processos pedagógicos de ensino e gestão -, como também para o espaço macro - o sistema de organização social -, ao construir paralelamente ao currículo escolar, o projeto de vida dos povos. Se a decolonialidade implica partir da desumanização e considerar as lutas dos povos historicamente subalternizados, dando visibilidade a essas pessoas, suas práticas sociais, epistêmicas e políticas, é necessário pensa-la para além da sua dimensão subjetiva, evocando seu objetivo final, de reconstrução radical do poder, do ser e do saber. Nesse sentido, essa pesquisa tem como proposta, analisar o processo histórico da educação indígena do povo Xukuru do Ororubá, a partir do Limolaygo Toype, que apontem a decolonialidade, e elencamos como objetivos específicos; identificar, descrever e analisar os processos pedagógicos não escolares e seus princípios; identificar, descrever e analisar as práticas pedagógicas escolares e os princípios que as sustentam e discutir as práticas pedagógicas analisadas a luz de suas aproximações e distanciamentos da pedagogia decolonial com ênfase no território. Para tanto, a metodologia proposta tem caráter etnográfico, pois aproxima-se de um novo lugar epistemológico, em que a concepção de ciência não seja focada exclusivamente na objetividade dos dados coletados, abrindo margem para os estudos constituídos de subjetividade. Devido ao seu caráter interpretativo da realidade social investigada, a etnografia desenha-se por meio qualitativos de coleta de dados, sendo as entrevistas em profundidade e a observação participante as técnicas adotadas para o estudo. Já para a análise do material coletado, iremos lançar mão da análise do discurso e a análise bibliográfica como principais técnicas. O trabalho obedecerá às normas e diretrizes regulamentadas pela resolução 466/12, que regulamenta as pesquisas envolvendo seres humanos.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE