PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LINDINALVA DE ALCÂNTARA CORREIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDINALVA DE ALCÂNTARA CORREIA
DATA: 13/12/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: A PROFISSIONALIZAÇÃO NA ATUAÇÃO DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Educação infantil. Profissionalização. Atuação docente.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A presente dissertação insere-se nas discussões do universo da formação de professores e trata de investigar a profissionalização na atuação docente da Educação Infantil, que tem influenciado pesquisas e debates nesse campo educacional. Este tema emerge da trajetória percorrida pelas próprias experiências profissionais. A pesquisa está orientada no enfoque fenomenológico para compreendermos a percepção docente acerca da profissionalização e suas inter-relações com a atuação. Foi precisamente por valorizar o pensamento do sujeito de maneira singular nas vivências de mundo que fomos levados a trabalhar com um grupo de oito docentes da Educação Infantil do município de João Pessoa-PB, buscando analisar o sentido que emerge da descrição das experiências vivenciadas pelos docentes no contexto da construção da profissionalização. Este estudo tem por objetivo geral compreender a profissionalização na atuação docente da Educação Infantil. Já no que concerne aos objetivos específicos, optamos por analisar como se constitui a profissionalização de professores na Educação Infantil; destacar os elementos construtores da profissionalização docente na Educação Infantil; apontar em que medida a experiência de professores na Educação Infantil é considerada, por eles, um elemento construtor da profissionalização. Adotamos a abordagem qualitativa de cunho exploratório, pois permite maior envolvimento com o objeto de estudo. Quanto a pesquisa empírica, foi realizada com cinco docentes de um CREI e três de uma escola pública municipal de João Pessoa-PB. Para obtenção das informações utilizamos como instrumento de pesquisa: a observação não participante, o diário de campo e a entrevista semiestruturada. Em relação ao método de análise, optamos pela análise de conteúdo, como forma de apreender a realidade, considerando, principalmente, a prática social dos sujeitos. Os dados colhidos por esses instrumentos foram analisados e interpretados pela análise categorial, que consiste em uma das técnicas da análise de conteúdo, e funciona por desmembramento do texto em categorias objetivando desvendar o que está por trás das palavras sobre as quais se debruça. Foi evidenciado que a construção da profissionalização na atuação docente da Educação Infantil apresenta desafios, que possivelmente incide na ausência de elementos importantes para a questão de tornar-se professor/a.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Externo à Instituição - CONCEIÇÃO GISLÂNE NÓBREGA DE SALLES