PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: DOUGLLAS PIERRE JUSTINO DA SILVA LOPES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DOUGLLAS PIERRE JUSTINO DA SILVA LOPES
DATA: 22/02/2022
LOCAL: meet.google.com/dsn-ibtk-std
TÍTULO: Apenados, Índios, Mulheres e Negros: A Demodiversidade e as Diferentes Formas de Democracia nos Curso de Licenciatura em Pedagogia e Pedagogia do Campo no campus I da Universidade Federal da Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Demodiversidade; Pedagogia; Educação do Campo; Contra- hegemonia; Práticas Democráticas.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa investiga a prática da Demodiversidade nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Pedagogia do Campo do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Tem como objetivo principal, identificar os diversos contextos, os espaços de conflito, continuidades e descontinuidades, que influenciam a produção do conhecimento para novas práticas democráticas nos cursos de Pedagogia e Educação do Campo do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa delimitou como espaço para pesquisa, as produções acadêmicas produzidas nos dois cursos de licenciatura nos últimos dois anos, que abordaram as questões contra-hegemônicas, como gênero, etnicorracial, e das pessoas com privação de liberdade e que evidencia construções de democracias alternativas que façam contraponto e atuam nas linhas abissais, espaços em que o poder hegemônico busca dominar em todos os momentos, para a manutenção do poder do Capital. A pesquisa faz uma análise qualitativa, após triagem de diversas produções, de três trabalhos de conclusão de curso, tanto em Pedagogia, quanto em Pedagogia do Campo e um relato de experiência do meu Estágio Docência I, realizado na disciplina Educação, Economia Popular Solidária e Práticas Associativas. A presente investigação utiliza como fundamentação teórica e metodológica o autor Boaventura de Souza Santos, as aproximações como o pós-colonialismo, dialogando com diversos autores que trabalham a temática das Políticas Educacionais e as relações contra-hegemônicas, preferencialmente com autores da própria UFPB e do Centro de Educação e constrói uma tradução, entre ausências e emergências para uma ecologia dos diversos saberes que influenciam as experiências analisadas. O contexto de Influência de nosso trabalho faz uma análise da atual conjunta política da Educação e das Políticas Educacionais, com o contexto histórico da produção de documentos e normativas em Educação, como o Plano Nacional e o Estadual de Educação e Direitos Humanos e a luta histórica para proteção dos direitos dos povos indígenas, negros e mulheres, que influenciaram diversas leis e políticas como como a Lei N º 10.639/08 e Lei N º 11.645/08 que modificou os currículos de cursos de licenciatura como os dois cursos objeto desta presente investigação. Esta análise dos dados e documentos, em diálogo com os diversos autores aqui trabalhados, evidencia o caráter contra-hegemônico dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Pedagogia do Campo, não buscando, transformar em utopia ou romantismo, nem afirmando que o poder hegemônico não atua nestes espaços, através da prática docente e discente, nem de achar que é fácil o caminho de imaginar novas possibilidades democráticas, mas sim, que é obrigação, com base nos projetos pedagógicos internos e normativas nacionais e internacionais, sempre aperfeiçoar as políticas em educação e dos currículos para uma Universidade que esteja situada no século XII, com suas contradições e demandas específicas e sempre em mutação.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA