PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL GUILLERMO GORDILLO SÁNCHEZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL GUILLERMO GORDILLO SÁNCHEZ
DATA: 23/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO: A migração venezuelana na Paraíba: uma análise etnográfica da escola
PALAVRAS-CHAVES: migração venezuelana, etnografia escolar, adolescentes migrantes
PÁGINAS: 103
RESUMO: A atual crise socioeconômica e política na Venezuela ocasionou um dos movimentos populacionais mais expressivos na história recente das Américas. No Brasil se registra, principalmente desde 2018, a entrada massiva de crianças e jovens venezuelanos/as nas instituições escolares. Com base em revisão bibliográfica sobre migração e educação, particularmente sobre a migração venezuelana nas escolas brasileiras, e em referenciais dos estudos culturais e das teorias pós-críticas em educação, destacando-se os conceitos de multiculturalidade e interculturalidade, propõe-se uma abordagem etnográfica em escolas paraibanas. O enfoque das práticas escolares cotidianas visa levantar elementos e encontrar alternativas para o tratamento da diversidade étnico-racial, linguística e cultural no sistema escolar, em uma perspectiva de educação antiracista e intercultural. Assim, a partir do trabalho de campo pretende-se entender as negociações e estratégias efetivadas pelos/as adolescentes venezuelanos/as em seu novo contexto escolar, compreendendo como vivenciam o processo de integração, adaptação e aprendizagem nas escolas paraibanas. Espera-se coletar, analisar e visibilizar elementos empíricos a respeito das tensões, conflitos e oportunidades resultantes da heterogeneidade proposta pela migração venezuelana no universo escolar, fornecendo insumos para a formulação de práticas e políticas educacionais diferenciadas e contextualizadas. O texto de qualificação, ora apresentado, se divide em: Capítulo 1, com um quadro histórico da crise venezuelana que desencadeou o atual processo migratório no Brasil e no mundo, identificando e contextualizando as principais problemáticas, condições e situações estruturais de tal conjuntura; Capítulo 2, contendo os principais conceitos teóricos e marcos legislativos da migração e refúgio, bem como uma análise da literatura acadêmica produzida sobre o assunto, indagando como tem sido abordada a questão educacional; Capítulo 3, com o marco teórico-metodológico que orientará a pesquisa, em diálogo com as categorias discutidas nos estudos culturais da educação e nas teorias pós-críticas de educação, e o desenho metodológico, envolvendo observação (direta e participante), conversas informais e entrevistas semiestruturadas em duas instituições escolares: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zumbi dos Palmares, localizada no bairro Mangabeira de João Pessoa; e a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Professora Ilza de Almeida Ribeiro, localizada no município do Conde.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND
Externo à Instituição - ALEJANDRA MONTANÉ-LÓPEZ
Externo à Instituição - MILAN PUH