PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JACSON DE JESUS DA SILVA

DISCENTE: JACSON DE JESUS DA SILVA
DATA: 28/03/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Entre os becos das memórias e as vielas do silêncio: trajetórias de estudantes negros gays na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Trajetória educacional. Ensino superior. Raça. Sexualidades.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Ser homem “e” negro “e” gay “e” acadêmico apresenta marcas sociais distintas daquelas existentes em outros corpos negros, contudo, elas não são capazes de suprimir o racismo, pelo contrário, abrem brechas para articulações com outras formas de violência, dentre elas a homofobia. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo: compreender as trajetórias de estudantes negros e gays da/na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, articuladas aos seus atravessamentos de raça e sexualidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, situada no campo dos Estudos Culturais da Educação cujo material empírico foi produzido por meio de entrevistas narrativas online com quatro estudantes negros e gays vinculados à UFPB, que foram analisadas na perspectiva da análise temática. A escrita é inspirada na escrevivência, conforme proposta por Conceição Evaristo. Os resultados das análises apontam para trajetórias que aproximam, sobretudo, pela contiguidades estabelecidas a partir do sentimento de solidão e, por meio dela, das experiências de silenciamentos vivenciadas dentro e/ou fora da universidade. Em determinados momentos, o espaço da UFPB revelou-se como um ambiente hostil e pouco acolhedor, no qual as marcas do corpo antecipavam a construção das relações, dos afetos, das vivências e da permanência de determinados participantes. Por isso, faz-se necessário construir, no ambiente da universidade, estratégias de enfrentamento a todas as formas de discriminação, valorizando este espaço como um espaço de convivência plural e de valorização das diferenças.
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA