PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEIDY JANE NUNES CLAUDINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEIDY JANE NUNES CLAUDINO
DATA: 28/02/2022
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO CUIDADOR ESCOLAR: Entre os aspectos políticos legais e o contexto real das relações de trabalho no campo escolar
PALAVRAS-CHAVES: Cuidador Escolar. Políticas Educacionais. Inclusão Educacional. Trabalho Precariado. Reforma Trabalhista.
RESUMO: Esta tese intitulada, “A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO CUIDADOR ESCOLAR: Entre os aspectos políticos legais e o contexto real das relações de trabalho no campo escolar”, compõe a linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/PPGE/UFPB). Seguimos com os estudos, após a realização da pesquisa de Mestrado (2016-2018), diante da necessidade de aprofundamento sobre a categoria dos cuidadores escolares. Nos processos educacionais contemporâneos, o cuidador escolar é o sujeito integrante das Políticas Públicas de Inclusão Educacional, tendo sua função regulamentada através da Lei Brasileira de Inclusão, LBI (Lei nº 13.146/15). Porém, se na atualidade, esses trabalhadores passaram a exercer um papel altamente relevante para a concretização do direito educacional das crianças com deficiência na escola regular, o desenvolvimento das Políticas Públicas Educacionais no Brasil, tem enfrentado um contexto de influências ideológicas e mercadológicas, em face aos avanços do capital em suas constantes transformações. Podemos afirmar que as políticas educacionais realizadas no Brasil, pós-período constitucional de 1988, consolidadas por seu caráter democrático para a garantia dos direitos sociais, estiveram, historicamente, subjugadas ao viés conservador das reformas econômicas impostas pelo Estado neoliberal. Portanto, a imersão desses sujeitos no trabalho educativo, precisa ser pensada a luz das complexidades dessas mudanças. Diante dessas reflexões, essa tese, tem como objetivo central, investigar o processo de inserção do cuidador escolar na organização do trabalho educativo nas modalidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no município de Cabedelo/PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, documental e exploratória. Metodologicamente, está ancorada nos fundamentos do materialismo histórico-dialético, diante da necessidade de uma análise conjuntural, real e concreta sobre o contexto das transformações que vem ocorrendo na educação e no mundo do trabalho, e especificamente, que tem afetado a categoria dos cuidadores escolares. Nesse sentido, as questões vinculadas ao desenvolvimento político, social, pedagógico e produtivo carecem de aprofundamento, sobre quais os rumos estão sendo tomados para esses sujeitos que recentemente passaram a ocupar sua função no cenário educacional brasileiro.
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES