PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JORDANIA LIMA BALBINO

DISCENTE: JORDANIA LIMA BALBINO
DATA: 24/03/2022
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Carta de formação: relações interpessoais em uma creche pública a partir de uma compreensão simbólica eliasiana
PALAVRAS-CHAVES: Relações interpessoais; Estudos Culturais da Educação; Educação infantil; Norbert Elias.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO: Pensando nas instituições de Educação Infantil entendo que as interações estabelecidas nelas são reflexo do contexto social e cultural que os indivíduos dessa figuração vivenciam. Tendo em vista a atual conjuntura social do país, na qual os conflitos interpessoais estão cada vez mais presentes, é necessário considerar o reflexo das relações interpessoais estabelecidas nesses espaços institucionais para o processo de aprendizagem dessas crianças. Como objetivo geral da pesquisa de dissertação, considera-se investigar como os professores compreendem a influência das relações interpessoais na construção do conhecimento simbólico da criança. Em relação aos objetivos específicos, pretendo: discutir como as relações interpessoais são entendidas nas redes de interdependência escolares, identificar como a dimensão processual da construção da identidade docente constitui a compreensão acerca das relações interpessoais, entender a perspectiva do professor quanto às relações de interdependência na figuração escolar e compreender a influência das relações interpessoais para a constituição da dimensão simbólica da criança. Apresentando uma síntese do desenho da metodologia da pesquisa, proponho uma pesquisa qualitativa baseada na concepção pós estruturalista e dos estudos culturais. Um estudo de caso de uma creche pública onde serão entrevistados cerca de dez professores, por meio de entrevistas semiestruturadas, e análise por meio da sociologia processual de Norbert Elias. A ideia é compreender como as relações interpessoais permeadas nas figurações possibilitam a construção do conhecimento das crianças e como estas figurações influenciam nessa construção do conhecimento, considerando que, ao falar de construção do conhecimento, estou pensando no desenvolvimento simbólico das crianças. Ou seja, a partir das leituras feitas, entendo que essa construção envolve a tríade colocada por Elias em Teoria Simbólica (1994): linguagem, pensamento, conhecimento.
Presidente - 6334885 - RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA