PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ERCULES LAURENTINO DINIZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERCULES LAURENTINO DINIZ
DATA: 30/03/2022
LOCAL: meet.google.com/rdw-zzbr-awx
TÍTULO: ALUNOS VIRTUAIS, PROFESSORES PRESENCIAIS: A NEGAÇÃO DE ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ENSINO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE A DISTÂNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Educação a Distância. Negação do ensino.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A formação de professores(as) a distância é um fenômeno repleto de contradições. A principal delas talvez resida na posterior atuação presencial desse sujeito. Optamos por manter certo distanciamento das discussões maniqueístas que envolvem o fenômeno, as quais têm como maior preocupação avaliar a modalidade EaD como positiva ou negativa. Nosso objetivo é compreender a concepção do professor formado na modalidade EaD sobre o seu trabalho no espaço escolar. A tese defendida é: a Educação a Distância, desenvolvida segundo uma lógica capitalista, nega o tempo necessário à socialização e à apropriação dos conteúdos, e as relações humanas durante o processo de socialização do conhecimento como elementos essenciais na formação docente para o trabalho presencial. Amparados no materialismo histórico-dialético, investigamos os limites e as possibilidades de uma formação inicial de professores(as) que, ocorrida em ambientes virtuais, visa capacitar para a atuação em salas de aulas presenciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem nas entrevistas semiestruturadas o instrumento necessário à obtenção das informações junto aos sujeitos. Foram entrevistados(as) dez professores(as) que, egressos(as) da Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da Universidade Federal da Paraíba, se encontram, atualmente, em exercício da docência nas escolas da educação básica. Para responder aos problemas oriundos da prática social, temos como instrumento teórico a hermenêutica crítica, segundo a qual, de acordo com Gamboa (2006), o pesquisador deve obter respostas ao problema apresentado em pelo menos quatro níveis: técnico; metodológico; teórico; e epistemológico. As falas evidenciam, além dos benefícios conferidos pela formação, uma série de inquietações dos(as) professores(as) ao relembrarem os anos de graduação. Os(as) entrevistados(as) destacam o fato de cursarem diversas disciplinas sem contato com o professor; a construção de uma autonomia compulsória; a individualização do processo formativo. A partir de teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica, em especial Saviani (2011) e Duarte (1992), buscamos ressaltar a importância da presença do outro no trabalho educativo e denunciamos que, ao negar o encontro entre humanos durante o processo formativo, a Educação a Distância estaria adequada às propostas educativas hegemônicas que visam a valorização do indivíduo em detrimento do coletivo. Conclui-se, portanto, que é de fundamental importância a continuidade da Licenciatura pesquisada como instrumento de formação distante dos grandes centros universitários, mas que esta deve, em vez de negar elementos do ensino presencial, incorporá-los, assegurando um processo formativo onde o tempo necessário à apropriação dos conteúdos e a presença do professor continuem sendo elementos imprescindíveis ao trabalho educativo.
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO