PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JENIFFER CAMILA DA SILVA GUIMARÃES

DISCENTE: JENIFFER CAMILA DA SILVA GUIMARÃES
DATA: 13/04/2022
LOCAL: Sala on line (google meet) - meet.google.com/aee-mnyd-vto
TÍTULO: ENSINO DA ESCRITA EM TURMAS MULTISSERIADAS: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DURANTE A PANDEMIA DO COVID - 19
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Escrita. Turma Multisseriada.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: O ensino da escrita está presente no currículo escolar desde o surgimento das primeiras escolas brasileiras. Nesse sentido, a prática do ensino da escrita foi exercida por interesses políticos, sociais e culturais ao longo dos anos. Assim, na busca de estratégias que enriquecessem o processo de ensino da escrita, o sistema educacional brasileiro aderiu a vários métodos e modelos de ensino ao longo dos anos. Nesse contexto, dentre as diferentes formas de organização do ensino o modelo multisseriado tem permanecido como ferramenta de ensino para o mundo rural no decorrer da história da educação brasileira. Em nosso país, esse modelo de ensino se constitui como complexo, exigindo uma atuação docente diferenciada e comprometida com a realidade do mundo rural. Á vista dessas informações, a pesquisa em desenvolvimento tem por título ‘’ Ensino da escrita em turmas multisseriadas: uma análise das atividades desenvolvidas no ensino fundamental anos inicias durante a pandemia do covid - 19’’. A pesquisa está situada no campo de estudos da linha de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem, apresenta abordagem qualitativa e se caracteriza como pesquisa exploratória. Nesse sentido, realizamos a coleta de dados através de entrevista semiestruturada e análise documental através das atividades de escrita realizada por alunos matriculados no ensino fundamental anos iniciais em turma multisseriada. Para a análise de conteúdos utilizamos a abordagem de Bardin (2011). A pesquisa busca responder a seguinte problemática: Como se dá o processo de ensino da escrita em turmas multisseriadas, no ciclo que compreende os anos iniciais do ensino fundamental? Nesse contexto, destacamos como objetivo geral investigar como ocorreu o processo de ensino da escrita em turma multisseriada em tempos de pandemia. Para alcançá-lo, delimitamos os seguintes objetivos específicos: verificar como o professor busca considerar o processo de construção da aprendizagem da criança; identificar qual a concepção do professor sobre o processo de ensino da escrita; refletir sobre a prática do ensino da escrita na concepção interacionista; relatar a opinião e concepção do professor sobre sua vivência e prática de ensino no mundo rural em turma multisseriada. Nesse contexto, a pesquisa revelou que o processo de ensino da escrita está diretamente relacionado a concepção de ensino do professor responsável pela turma e as necessidades de aprendizagem dos alunos. Assim, a escolha do método de ensino não se constitui como uma receita que deve ser aplicada por todos os professores, mas como uma estratégia de ensino particular a cada contexto escolar.
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES