PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GIOCONDA MARIA MEDEIROS AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIOCONDA MARIA MEDEIROS AZEVEDO
DATA: 31/03/2022
HORA: 08:00
LOCAL: GoogleMeet: meet.google.com/drj-oemb-jdj
TÍTULO: O CONHECIMENTO BIOLÓGICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DE PARÂMETROS E INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimento Biológico. Alfabetização Científica. Livro Didático de Ciências. Ensino Fundamental.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: O ensino de ciências é responsável por promover a Alfabetização Científica (AC), sendo importante para os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), pois é o espaço de iniciação das crianças ao conhecimento científico, contribuindo para a formação e o desenvolvimento da cidadania dos estudantes. Conforme os documentos curriculares nacio O ensino de ciências é responsável por promover a Alfabetização Científica (AC), sendo importante para os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), pois é o espaço de iniciação das crianças ao conhecimento científico, contribuindo para a formação e o desenvolvimento da cidadania dos estudantes. Conforme os documentos curriculares nacionais (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Base Nacional Comum Curricular – BNCC), o conhecimento biológico faz parte da composição curricular da disciplina escolar Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental – conhecimento oriundo das várias áreas que compõem a ciência Biologia, devendo, portanto, configurar nos livros didáticos da disciplina nesse nível escolar. Esses livros, atendendo ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), devem seguir as orientações curriculares vigentes na área de Educação em Ciências e Ensino de Biologia, mas constata-se que o conhecimento biológico, nesse nível de ensino, ainda é pouco estudado. Este trabalho toma como questões de pesquisa: a forma como os livros didáticos de ciências dos anos iniciais (PNLD/2019-2022) organizam-se na estrutura e na sequenciação dos conteúdos e atividades relacionados ao conhecimento biológico possibilitam aos alunos condições para o desenvolvimento de parâmetros e indicadores de AC? Como o conhecimento biológico está presente nos conteúdos que o envolvem identificados nos livros didáticos de Ciências para os anos iniciais, aprovados pelo PNLD (2019-2022) e como se relacionam com o processo de AC? O conhecimento biológico relaciona-se a ações, como fazer observações, levantar hipóteses e tentar comprová-las. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como o conhecimento biológico está presente em livros didáticos de ciências dos anos iniciais, por meio de uma análise de parâmetros e indicadores de AC no que se refere ao conhecimento biológico. Já os objetivos específicos são: caracterizar o conhecimento biológico constante no ensino de ciências nos anos iniciais presente nos livros didáticos do 1º ao 5º ano do EF e caracterizar possíveis contribuições do conhecimento biológico presente nos livros analisados, para o processo de Alfabetização Científica no contexto escolar. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa para localizar indícios de textos, esquemas, problematizações/questões e imagens, no contexto do conhecimento biológico em livros didáticos de ciências – anos iniciais (PNLD/2019-2022), para auxiliar o professor no desenvolvimento da AC e no conhecimento biológico de seus alunos. Foi escolhida, para a análise, uma coleção de livros de Ciências Naturais mais votada e adotada no Município de João Pessoa, Paraíba. A metodologia toma como base a Análise de Conteúdo de Bardin, do tipo temática, que consiste em uma das modalidades da análise de conteúdo, com a construção de categorias que nos remete à identificação de verbos e termos de ação dentro das unidades didáticas analisadas e relacionadas ao conhecimento biológico. A análise dos dados pautou-se na orientação teórica fornecida pelos três parâmetros de AC descritos por Shen (1975), considerando apenas a parte textual dos livros, e alguns dos indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2008). A análise do material inicialmente identificou e caracterizou como o conhecimento biológico se faz presente nessas coleções e como definem esse conhecimento.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo à Instituição - DANIEL MANZONI DE ALMEIDA
Externo à Instituição - SILVIA REGINA GROTO