PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: KLEBER NEVES MARQUES JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLEBER NEVES MARQUES JUNIOR
DATA: 30/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: De forma remota - Google meet
TÍTULO: MASCULINIDADES BICHA: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DAS BICHAS NO ENSINO MÉDIO.
PALAVRAS-CHAVES: Masculinidades. Educação escolar. Ensino Médio. Gênero. Sexualidade.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: As formas de viver fora do marco masculino hegemônico, em sua relação direta com os pressupostos da heteronormatividade em suas ferramentas teóricas, simbólicas e práticas, podem reverberar, rearticular e deslocar trajetórias bicha na escola por meio da sua cultura. Dessa maneira, o objetivo geral desse estudo é o de compreender como nas trajetórias escolares de bichas estudantes do Ensino Médio são forjadas as experiências de masculinidades. Para um delineamento mais apurado do que pretendi, desdobrei o objetivo geral nos seguintes objetivos específicos: identificar como as bichas se constituem em meio à heteronormatividade das relações escolares do Ensino Médio; analisar que noções, saberes, atitudes e práticas constituem suas experiências subalternas na vivência escolar no Ensino Médio e; problematizar os sentidos que atribuem às suas trajetórias escolares no Ensino Médio. Situei a pesquisa nos espaços dos Estudos de Masculinidades em suas interfaces com os Estudos de Gênero e os Estudos Culturais. Nessas definições, a dissertação é formada por três eixos temáticos: masculinidades – Raewyn Connell (1995; 2003; 2013; 2016), Elisabeth Badinter (1993); juventudes, gêneros e sexualidades – Juarez Dayrell (2003), Joel Birman (2009), Guacira Lopes Louro (1997; 2000; 2001; 2002; 2020) e; cultura escolar e cultura da escola – Dominique Julia (2001), Jean Claude Forquin (1993); dentre outros/as autores/as. A partir dessa proposta direcionei o estudo para uma pesquisa do tipo qualitativa por meio do estudo de caso, que foi realizada em uma escola da rede pública do município de João Pessoa/PB, com três estudantes que se auto-identificaram como bichas e estavam cursando o Ensino Médio. Utilizei como instrumento de produção de dados a entrevista semiestruturada e as informações produzidas foram sistematizadas por meio dos Núcleos de Significação. Compreendi que a produção social das bichas encontra uma cultura escolar já consolidada em sentidos e lógicas estruturadas na heteronormatividade fazendo com que os sentidos forjados para as masculinidades bicha na cultura da escola guardem a chancela dos códigos culturais de hegemonia sobre ser homem, tendo o Ensino Médio como um lugar fronteiriço para a consolidação de vetores culturais em gêneros e sexualidades na vida das bichas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo ao Programa - 3319360 - MARIA DA LUZ OLEGARIO
Externo à Instituição - JOÃO PAULO BALISCEI