PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANA THAMIRIS BATISTA DE FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA THAMIRIS BATISTA DE FARIAS
DATA: 29/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: De forma remota - Google meet
TÍTULO: O BRINCAR E AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Brincar. Gênero e Sexualidade.
PÁGINAS: 205
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO: O brincar tem significados que são costurados e alinhavados às construções históricas e culturais de gênero e sexualidade, sendo, portanto, uma pedagogia cultural que (re)produz e ensina modos de ser e de agir para os meninos e para as meninas na escola desde a Educação Infantil. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender as concepções das crianças sobre gênero e sexualidade a partir do brincar no contexto da Educação Infantil. A partir desse entendimento, para uma melhor delimitação do estudo, desdobrei o objetivo geral nos seguintes objetivos específicos: identificar quais os significados culturais que as crianças apresentam no brincar e como as questões de gênero e sexualidade se fazem presentes; analisar como são construídas as relações de gênero e sexualidade na Educação Infantil frente ao brincar; analisar como as pedagogias culturais de gênero e sexualidade estão implicadas na construção das identidades das crianças a partir do brincar. Esta pesquisa está localizada no campo dos Estudos de Gênero e Sexualidade em interface com os Estudos Culturais da Educação. Organizei, então, o estudo em três eixos temáticos, ancorados em diversos(as) autores(as), a saber: Educação Infantil e Infância – Àries (1986), Del Priore (2018), Kuhlmann (1998), Didonet (2001), Demartini (2009; 2020), Kramer (2006), Rinaldi (2020); Brincar e Cultura – Kishimoto (2000; 2011), Brougère (2010; 2019) Wajskop (2012), Corsaro (2003; 2009; 2011), Giroux (1994;2001;2013); Steinberg; Kincheloe (2001), Gênero e Sexualidade - Scott (1995), Louro (1997; 2000; 2007; 2014; 2019), Weeks (1999), Felipe (2003; 2004; 2006), Meyer (2013), Finco (2003; 2007; 2010) entre outros(as). Os participantes da pesquisa foram crianças de uma turma da Educação Infantil, a qual foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de um estudo qualitativo, por meio da pesquisa participante. Foram utilizados como instrumentos para a geração de dados a observação participante e oficinas pedagógicas. Para a sistematização dos dados gerados, utilizei os Núcleos de Significação, proposto por Aguiar; Ozella (2006, 2013). Os resultados desta pesquisa constituíram três núcleos de significação, que indicam as concepções das crianças por meio do brincar acerca de gênero e sexualidade evidenciando que os brinquedos e brincadeiras desde a Educação Infantil se apresentam como pedagogias culturais, pelos dos múltiplos artefatos corroborando com a (re)produção práticas machistas e sexistas. No entanto, as crianças expuseram mecanismos para transgredir as regras socialmente normatizadas. Dessa forma, o estudo aponta a possibilidade de novos modos de ser e agir em relação às questões de gênero e sexualidade desde o contexto da Educação Infantil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo ao Programa - 2104333 - NADIA JANE DE SOUSA
Externo à Instituição - BIANCA SALAZAR GUIZZO
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS OLIVEIRA