PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: WALDELIO PINHEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDELIO PINHEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR
DATA: 01/04/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Google meet
TÍTULO: A espiral de Mnemosine.
Cinema, ditadura militar e educação para nunca mais.
PALAVRAS-CHAVES: Educação para Nunca Mais; Memória; Teoria Fundamentada.Ditadura Militar; Cinema Brasileiro;
PÁGINAS: 250
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO: RESUMO A presente tese trouxe como foco analítico a educação em direitos humanos, na perspectiva da educação para nunca mais e teve no direito à memória e à informação os elementos fundamentais para pensar o desenvolvimento de processos cognitivos capazes de incentivar a autonomia e a valorização da democracia e da liberdade. A pesquisa recorreu ao cinema nacional a fim de pensar, por meio das narrativas fílmicas, estratégias sensíveis voltadas à manutenção da memória e da educação contra a barbárie, as violências e liberdades cerceadas durante os 21 anos do Estado de exceção brasileiro. Para tanto, analisou narrativas fílmicas do gênero documentário, por entender que as mesmas possuem mais vitalidade e profundidade crítica para apreensão da memória, por meio das vozes dos envolvidos no contexto das diversas vivências e das provas e registros documentais apresentados em complementação. A estratégia metodológica para a análise dos filmes selecionados se baseou na Teoria Fundamentada nos Dados, a qual preconiza um diálogo intenso e exaustivo entre o escopo do acervo levantado na etapa de coleta e as categorias teórico-analíticas apontadas durante os processos interpretativos dos mesmos. A estratégia em espiral da Teoria Fundamentada foi denominada de Espiral de Mnemosine e adaptada a fim de atender às demandas da análise cinematográfica. A investigação fílmica levou em consideração os testemunhos dos atores sociais e as formas de representação das violações aos direitos humanos e seus perpetradores – militares e civis – assim como seu modus operandi. Os resultados indicaram um potencial informacional e sensibilizante dos discursos imagéticos e, consequentemente, sua potencialidade para interferir na memória social e suscitar reflexões críticas acerca das violações à dignidade humana, de forma serena e equilibrada, lançando luz, em vez de sal, nas feridas abertas. Por fim, a pesquisa indicou a urgência de uma Pedagogia da Memória – um debate social a respeito da ditadura aliado a uma educação que incentive uma sociedade mais humana, consciente do valor da liberdade e da democracia e comprometida com a formação de novas gerações imbuídas a evitar que os horrores do autoritarismo voltem a se repetir em nossa história.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - DELAMAR JOSE VOLPATO DUTRA
Externo à Instituição - JOSÉ WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS