PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: GABRIEL ALVES DO NASCIMENTO

DISCENTE: GABRIEL ALVES DO NASCIMENTO
DATA: 27/06/2022
LOCAL: Sala do PPGS
TÍTULO: A EDUCAÇÃO MORAL NA FORMAÇÃO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DESVALIDA MODERNA: O CASO DE PINDOBAL NA PARAÍBA DO SÉCULO XX (1930-1960)
PALAVRAS-CHAVES: Escola Profissional Presidente João Pessoa; Pindobal; Educação Moral; Infância.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: A história da Escola Profissional Presidente João Pessoa (Pindobal) possui uma áurea de misticismo popular incontestável, a crença de uma instituição que regenerava vadios, delinquentes e transviados rondou o imaginário da sociedade paraibana ao longo do século XX, fabricando gritos populares como: “Menino, me obedeça, senão vou te mandar para Pindobal!”. Pindobal permeia o imaginário social como uma instituição destinada ao cárcere ou a regenerar os insanos. Entre a crença popular e a verdadeira realidade existe um vácuo que este estudo tentou aprofundar. A metodologia utilizada é o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1987; 1989; 2007), foram analisadas cerca de 53 (cinquenta e três) fontes escritas e 49 (quarenta e nove) iconográficas, que tratam de um longo período, de 1930 a 1960. Pindobal, como é conhecida popularmente, é uma instituição que possui características de Patronato Agrícola, cujo objetivo institucional é profissionalizar, conter, regenerar e educar os considerados incorrigíveis socialmente – as crianças e os adolescentes pobres e pretos do sexo masculino. Esta instituição foi criada em 1930, na região de Mamanguape, na Paraíba, através do Decreto 1.606, de 14 de novembro de 1929, e regulamentada pelo Decreto 1.672, de 10 de junho de 1930. Os resultados que obtivemos através desse estudo caracterizam Pindobal a partir de quatro momentos distintos: 1) 1913-1929, primeira fase da instituição, administrada pelo governo Federal e fundado um Centro Agrícola; 2) 1930-1940, com a criação, em 1930, da Escola Profissional Presidente João Pessoa, administrada pelo governo do Estado; 3) 1941-1949, tendo a Educação Moral como principal ferramenta de controle dos internos de Pindobal através das mãos dos Padres do Sagrado Coração de Jesus; e 4) 1950-1960, com a direção da Professora e Assistente Social Jandira Pinto, que desenvolve uma concepção de Educação Humanista Cristã Assistencial. Esses quatro momentos distintos estão presentes a partir do ideário de sociedade de cada período. Pindobal esteve imersa nos discursos psiquiátricos, pedagógicos, jurídicos, religiosos e do ensino profissionalizante agrícola, culminando no trabalho compulsório com o intuito de moralizar, corrigir e conceder-lhes um ensino útil. Esse estudo aproxima-se da história social da infância no século XX. Esperamos que esta pesquisa sirva de ponto de chegada ou de partida para aqueles e aquelas que desejam investigar a História da Educação e a História das Instituições Educativas correcionais e agrícolas na Paraíba do século XX.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA