PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOSÉ CLEUDO GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CLEUDO GOMES
DATA: 25/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
TÍTULO: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA CIDADANIA LGBT NO MOVIMENTO DO ESPÍRITO LILÁS – MEL (1992-2020)
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Movimento do Espirito Lilas. Movimento LGBT. Cidadania LGBT. Educação Popular
PÁGINAS: 280
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A presente pesquisa investigou a prática educativa do Movimento do Espírito Lilás (MEL), fundado em 1992 com foco no enfrentamento ao preconceito e discriminação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) no Estado da Paraíba. O MEL ao longo de sua trajetória vem desenvolvendo uma dimensão comunitária de sua prática educativa que proporcionou articulações em rede, assim tornou-se um sujeito político singular na propositura de políticas públicas para LGBT em âmbito nacional, estadual e local. O objetivo geral do estudo foi analisar as ações educativas e sociopolíticas do MEL à luz da educação em e para os direitos humanos (1992-2020), e em que medida têm contribuído para a emancipação e a conquista da cidadania LGBT. Este objetivo principal suscita outros mais específicos relacionados a: identificar o percurso histórico e a memória institucional do MEL enquanto coletivo; identificar as ações, conteúdos e metodologias com foco no fazer educativo da instituição; investigar as contribuições do MEL como um espaço educativo e de luta do movimento social. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem dialética, dialogando com referenciais teóricos oriundos do movimento LGBT, da educação popular e da educação em direitos humanos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, envolvendo a pesquisa documental dos materiais educativos e ações sociopolíticas produzidas pela entidade, tais como o boletim informativo A Colmeia, além das entrevistas semiestruturadas realizadas com dez militantes que atuam ou atuaram no movimento social, cujas reminiscências de memórias contribuíram para identificar as ações realizadas pelo MEL. Os resultados das análises apontaram que o MEL tem uma prática educativa voltada para promover os direitos humanos e a cidadania LGBT. Ao longo do estudo, foram identificadas atividades lúdicas, culturais e sociopolíticas realizadas de maneira engajada nos processos formativos do grupo que ora formava para a cidadania LGBT, já que o MEL tem uma natureza dialética, em que não separar o cultural, o educativo e o político. Por fim, o MEL, enquanto agrupamento político esteve presente e atuante junto a sua militância, das lutas por emancipação ao reconhecimento da cidadania LGBT, transformando vidas, por meio de sua prática educativa e sociopolítica que visava a criticidade, a autonomia e a utopia de que outro país seria possível com direitos e políticas públicas para a população LGBT.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1287701 - ADRIANO AZEVEDO GOMES DE LEON
Externo à Instituição - MÁRCIO RODRIGO VALE CAETANO
Externo à Instituição - SILVANA DE SOUZA NASCIMENTO
Externo à Instituição - SOLON EDUARDO ANNES VIOLA