PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIEL AUGUSTO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZIEL AUGUSTO DA SILVA
DATA: 26/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Remota
TÍTULO: HISTÓRIA e MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA: O PERCURSO FORMATIVO DA PROFESSORA MARIA SALETE VAN DER POEL NA EDUCAÇÃO POPULAR (1960-1969)
PALAVRAS-CHAVES: Percurso formativo, Docência, Salete Van Der Poel, Educação Popular.
PÁGINAS: 79
RESUMO: Segundo Nóvoa (1995), a vida dos professores é influenciada pelas modificações e transformações ocorridas na sociedade e no campo educativo, criando desafios na atuação e modificando a imagem da docência. Desse modo, o professor e suas experiências de vida passam a ser objeto de investigação, pois o indivíduo representa sua história, expressa sua existência em narrativas na relação consigo mesmo e com a coletividade, por meio de diários, memórias, discursos, correspondências, currículos, autobiografias. Tais artefatos são utilizados para figurar acontecimentos, ideias, relações, sentimentos, fazendo um processo de biografização que vai além do processo sócio-histórico inscrito, estruturalmente determinado, realizando-se também como um processo de socialização e construção da realidade social (DELORY-MOMBERGER, 2008). Assim, esta pesquisa trata-se de um estudo acerca do percurso formativo da professora Maria Salete Van Der Poel, visto que a esse nos permite compreender a história da docência e da educação popular na Paraíba na década de 1960, um período marcado por mudanças socioeconômicas, problemas sociais – altas taxas de analfabetismo e a falta de participação popular nas decisões do país – e emergência dos movimentos sociais e culturais impulsionados pelos segmentos intelectuais do nordeste, principalmente de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Desse modo, nos questionamos: Como se constituiu o percurso formativo da professora Maria Salete Van Der Poel e como esse influenciou sua trajetória docente na Educação Popular na década de 1960?. O objetivo desta foi analisar o percurso formativo da professora Maria Salete Van Der Poel, considerando sua trajetória docente e as memórias de suas experiências na Educação Popular nos anos 1960-1969. Metodologicamente, esta é uma pesquisa (auto) biográfica que foi realizada a partir das fontes biográficas, legais e orais. E para análise desses materiais utilizamos a análise documental, realizando uma interpretação dos dados à luz do referencial teórico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Externo à Instituição - LIA MACHADO FIUZA FIALHO
Externo à Instituição - SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM