PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ROSILENE SILVA DE MOURAES

DISCENTE: ROSILENE SILVA DE MOURAES
DATA: 29/04/2022
LOCAL: https://meet.google.com/avu-ofwj-xpt
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: SIGNIFICADOS E MODOS DE AÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da Aprendizagem. Pedagogia Universitária. Didática no Ensino Superior. Docente. Curso de Pedagogia.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: A presente pesquisa está vinculada a linha de Processos de Ensino-Aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/PPGE/UFPB) e tem por objetivo geral investigar os significados e modos de ação que estruturam as práticas avaliativas de professores/as do curso de Pedagogia de um dos Campus da Universidade Federal da Paraíba. A avaliação da aprendizagem tem um papel importante no processo de ensinar e aprender e, ao situá-la no curso de Pedagogia, podemos problematizar como os cursos de licenciatura preparam os/as profissionais que atuam na educação, entendendo que as experiências formativas, incluindo as que dizem respeito à avaliação, contribuem para a sua formação pedagógica. A presente pesquisa opera com o estudo de caso qualitativo do tipo instrumental; baseando-se em um estudo exploratório, tomando como inspiração a abordagem epistemológica do Interacionismo Simbólico, em função de entendermos que a compreensão que o/a professor/a tem de avaliação não é fruto do pensamento isolado das relações que estabelece com o mundo, mas emergem justamente da interação com outros/as, sob a mediação de significados estruturados socialmente. Como técnicas de coleta de dados, escolhemos trabalhar com entrevista e questionário semiestruturado, diante do contexto de isolamento social, devido à pandemia COVID-19, os dados foram coletados por “meio ou ambiente virtual” conforme as orientações do Ofício Circular nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS. O tipo de análise de dados escolhido para a pesquisa foi a Análise de Conteúdo, em Bardin (2016). Para contribuir com a qualificação das práticas avaliativas no referido curso, a base teórica da pesquisa foi construída de categorias conceituais que englobam a Avaliação da Aprendizagem, os estudos da Pedagogia Universitária e da Didática no Ensino Superior. Os resultados apresentados apontam que a avaliação da aprendizagem desenvolvida no curso de Pedagogia, lócus da pesquisa, é atravessada por significados, que, por sua vez são produzidos e/ou adquiridos pelos/as professores/as, especificamente, através da interação com outras pessoas em seus contextos de formação e atuação profissional. Além disso, a pesquisa concluiu que tais significados foram interpretados e transformados, isto é, os/as professores/as direcionaram seus modos de ação.
Presidente - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA