PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: THAYANA PRISCILA DOMINGOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYANA PRISCILA DOMINGOS DA SILVA
DATA: 29/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: ESCOLA DE APLICAÇÃO DA PARAIBA: REPRESENTAÇÃO DA CULTURA ESCOLAR PRIMÁRIA (1935-1946)
PALAVRAS-CHAVES: Escola de Aplicação; Ensino Primário; Campo de experimentação.
PÁGINAS: 198
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo compreender o processo de institucionalização da Escola de Aplicação da Paraíba, localizada na cidade de João Pessoa, bem como as representações das práticas educativas que constituíram o ensino primário numa escola-modelo. O recorte histórico demarcado caracterizou-se a partir da Reforma da Instrução Pública sob a Lei nº 16 de 13 de dezembro de 1935, que dispõe sobre a criação do Instituto de Educação da Paraíba e, consequentemente, da Escola de Aplicação. O percurso de análise encerrou-se anterior as transformações advindas das Leis Orgânicas de 1946, que reformulou a organização do Ensino Primário e das Escolas Normais, fim do regime ditatorial de 1945 – Estado Novo. O campo teórico-metodológico situou-se na Nova História Cultural, elucidando teóricos como Roger Chartier (1990) e Michel de Certeau (1994), dialogando sobre representações e práticas sociais. Na perspectiva da historiografia da educação, compreenderam-se as questões teórico-metodológicas situadas na categoria de análise da Cultura Escolar, dialogando com Dominique Julia (1995), Antonio Viñao Frago (1995), Luciano Faria Filho (2004) e Diana Vidal (2004). Assim, pretendeu-se empreender uma pesquisa documental de fontes nos Arquivos, a partir dos registros documentais da instituição citada, fazendo uma releitura dos principais registros históricos. O levantamento das fontes percorreu o Arquivo do atual Instituto de Educação da Paraíba, a procura dos documentos que envolvessem a cultura escolar e o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano para investigação das leis, dos decretos e do jornal oficial A União, da Revista do Ensino (1932-1942), dos materiais iconográficos, entre outros. Revisitou-se o jornal A União e a Revista do Ensino (1932-1942) da Paraíba por meio dos arquivos bem como via digital. Também analisamos estudos com temas relacionados ao Instituto de Educação e Ensino Primário, especialmente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, que colaboraram para a condução dos indícios de implantação, institucionalização e práticas educativas em torno da Escola de Aplicação. O escopo possibilitou ressignificar os contextos sobre a configuração educacional com relação social e cultural da sociedade paraibana e brasileira do século XX, uma vez que, a Escola de Aplicação da Paraíba esteve vinculada ao que se propagou de projeto escolanovista no cenário local. Assim, a Escola surge a partir da criação do Instituto de Educação da Paraíba, garantindo, sobretudo, um ambiente propício para servir de campo de experimentação as jovens normalistas, professorandas, atendendo a prática no ensino primário. Entretanto, a implantação da Escola de Aplicação paraibana se diferenciou dos demais contextos brasileiros, onde estas instituições surgiram, especialmente, atreladas as Faculdades e instituições superiores no final dos anos de 1940. Portanto, foi possível situar alguns elementos em torno da implantação, funcionamento, arquitetura, direção, professorado, propostas pedagógicas, semanas pedagógicas, serviços de instituições auxiliares relacionados à escola em foco.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo à Instituição - FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Externo à Instituição - SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM