PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARIA LIGIA ISIDIO ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LIGIA ISIDIO ALVES
DATA: 30/05/2022
LOCAL: Plataforma Virtual Google Meet
TÍTULO: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS E RESSIGNIFICAÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Economia Solidária. Educação Popular.
ÁREA: Educação
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é concebida como processo educativo para além de um mecanismo de reparação das trajetórias de escolarização não percorridas por jovens, adultos e idosos no tempo legalmente esperado. Logo, a EJA se situa no campo dos diversos tempos e territórios formativos sejam eles, escolares, sociais, econômicos, culturais ou políticos. A pesquisa que deu origem a esta tese construiu diálogos no campo das práticas de Educação de Jovens e Adultos e da Economia Solidária (ECOSOL) que acontecem no município de Lagoa de Dentro-PB. O estudo foi desenvolvido junto aos educandos (as) e professores (as) EJA da rede municipal de Lagoa de Dentro/PB; produtores/artesãos/comerciantes da Feira de Economia Solidária, Agricultura Familiar, Arte e Cultura de Lagoa de Dentro-PB, e lideranças comunitárias populares. Teve como objetivo principal, compreender a Educação de Jovens e Adultos no contexto local, a partir dos vínculos e motivações que ligam a dinâmica da formação escolar ao conjunto das organizações e práticas de Economia Solidária do território. Adotou como problematização a seguinte inquietação: Quais as implicações entre a Educação de Jovens e Adultos e o conjunto das organizações e iniciativas de Economia Solidária do território, mediante a dinâmica dos educandos? Este estudo se insere na abordagem teórica-metodológica da Educação Popular enquanto epistemologia crítica, ancorado nos princípios metodológicos da Pesquisa Participante, por meio de observações participantes e entrevistas semiestruturadas. Os vínculos entre EJA e Economia Solidária transitam da denúncia ao anúncio. Da EJA que temos emergem enunciados da EJA que queremos, mediante anúncios de indícios de como a EJA pode vir a ser, e, nesse movimento, aproximar a escola dos itinerários de trabalho, cotidianidades e necessidades dos/as educandos/as trabalhadores. A Educação Popular interconectada a perspectiva de Economia Solidária como multidimensional forjam espaços de resistência dos sujeitos da EJA frente a condição de opressão que por meio de seus fazeres se ressignificam demostrando expressões de criatividades e intercâmbios de saberes que anunciam a construção de práticas educativas que assumem a emancipação como possibilidade de formação política e cidadã para a (re)configuração da EJA na escola pública e usos do território. Esse movimento formativo elucida que os sujeitos da EJA em domínio dos conhecimentos provenientes da Educação Popular e da Economia Solidária constroem mecanismos de geração de trabalho e renda a partir das dinâmicas sócio-produtivas e dos processos econômicos desenvolvidos, os quais não se limitam as necessidades imediatas de sobrevivência, mas configura-se como dimensão educativa integral que preza por uma produção e reprodução ampliada da vida pautada na perspectiva solidária e inclusiva construída pela participação popular, solidariedade e emancipação como estratégia política de desenvolvimento alternativo e multidimensional. Assim, a presente tese contribui com a ressignificação da EJA como um processo de Educação Popular a partir do desenvolvimento de uma pedagogia que permita relacionar os saberes sistematizados e os saberes emergentes das territorialidades e vida cotidiana dos sujeitos e, assim, construir uma escola pública cidadã.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES