PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THEOFFILLO DA SILVA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THEOFFILLO DA SILVA LOPES
DATA: 09/06/2022
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: possibilidades emancipatórias em licenciaturas da UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental Crítica. Formação Inicial de Professores. Pesquisa-Ação.
RESUMO: Este estudo se desenvolveu em uma abordagem qualitativa da pesquisa em educação sobre a prática e as discussões da Educação Ambiental Crítica na Formação Inicial de Professores/as. Na perspectiva das demandas sociais sobre a educação, a partir dos novos saberes científicos, filosóficos, tecnológicos e teóricos sobre os problemas ambientais que a humanidade enfrenta na atualidade, e como esses saberes e suas problemáticas necessitam estar presente na formação dos profissionais que atuarão nas práticas educativas, este trabalho se norteou a partir dos seguintes questionamentos: Que concepções e ações sobre Educação Ambiental (EA) estão presentes na formação inicial de professores/as? Como se apresenta a EA no currículo dos cursos de licenciatura da UFPB? Quais as possibilidades de emancipação e transformação de concepções e ações acerca da EA, através de práticas críticas e colaborativas na formação inicial de professores/as? Que novas concepções de EA podem ser alcançadas a partir de práticas crítico-colaborativas? Essa problemática reflete o objetivo geral da pesquisa de investigar as possibilidades de ressignificação de concepções/ações sobre EA, através de um processo de formação complementar, desenvolvido de forma crítico-colaborativa na formação inicial de professores/as dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, História, Geografia e Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa. Nesse sentido, em coerência com premissas críticas da pesquisa em educação, o estudo teve como orientação epistemológica o Materialismo Histórico Dialético, compreendendo o caráter não neutro da educação e da investigação e esteve ancorado em uma Pesquisa-Ação, realizada a partir de um curso de extensão sobre a Educação Ambiental Crítica, oferecido a estudantes das licenciaturas aqui investigadas, garantindo a adesão e participação dos mesmos, de forma prático-interpretativa e mediante ações crítico-colaborativas. Para a realização dos objetivos da pesquisa ainda foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e aplicado um questionário semi-estruturado aos participantes da pesquisa. A análise dos resultados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo proposta pro Franco (2018), que caminha com pressupostos críticos da investigação como uma construção real da sociedade e expressão da existência humana. Os resultados demonstram que os aspectos ambientais presentes nos PPCs que apresentam a totalidade das problemáticas ambientais estão concentrados nas disciplinas optativas dos cursos, enquanto as disciplinas obrigatórias se detém nos aspectos naturais. Revelam ainda que mesmo os participantes da pesquisa compreenderem a finalidade da EA de forma crítica, suas concepções sobre conceitos, objetivos, abordagem da temática e conteúdos e temas a serem trabalhados, ainda caminham em uma tendência Conservadora da EA. Assim, compreendendo o caráter não definitivo, contraditório e de devir sobre a prática da EA na formação docente, e tendo lúcido que o universo deste estudo se caracteriza pela subjetividade dos resultados apresentandos, esse cenário demonstra a solicitude de se pensar, conceber e executar uma formação inicial de professores/as imersa nas problemáticas ambientais em sua totalidade, de forma relacional, consciente das relações existentes entre sociedade, cultura e natureza, entre os problemas ambientais e os problemas sociais.
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO