PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA PORCINA DE MACEDO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA PORCINA DE MACEDO SANTOS
DATA: 25/05/2022
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO REMOTO: CIBERESPAÇO E MULTILETRAMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Prática Pedagógica; Ciberespaço; Multiletramento; Ensino Remoto Emergencial; Ferramentas Digitais.
RESUMO: Em tempos de pandemia, novas ferramentas digitais puderam ser problematizadas e discutidas, com o objetivo de adaptá-las e encará-las como meio didático, a fim de reorganizar e redirecionar o processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa tem como objetivo investigar a prática pedagógica de docentes da educação básica no ensino remoto, no contexto do ciberespaço e multiletramento. Materializa-se, desse modo, o interesse em investigar os caminhos oferecidas pelos docentes, necessários para que os estudantes consigam identificar, localizar e adequar informações veiculadas em ambientes virtuais, e que estejam alinhadas às competências gerais da educação básica contempladas na BNCC. Este estudo é de natureza qualitativa, cujo percurso metodológico está sendo delineado pelo método fenomenológico apresentado por Husserl (1990; 2006), tendo como lócus uma Escola Cidadã Integral Técnica de Ensino Médio, localizada no interior do estado da Paraíba. A técnica que está sendo utilizada para a coleta de dados é a entrevista, tendo como instrumento o roteiro semiestruturado, cujos sujeitos da pesquisa são os docentes dos itinerários formativos de Linguagens e suas Tecnologias e das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da referida escola. A técnica de análise dos dados será norteada pela teoria de Bardin (2011; 2016), no prisma da análise temática categorial. Nessa direção, buscamos um aparato teórico sobre ciberespaço a luz de Pierre Levy (2010) e sobre o multiletramento de Roxane Rojo (2012); sobre as Práticas Pedagógicas Modernas discorreremos sobre esta a luz de Franco (2015), Sacristán (1999) e Libâneo (2005); quanto às práticas de linguagens, os itinerários formativos e as competências gerais faremos uso do documento da BNCC (2018) para nos nortearmos. Após uma breve discussão sobre o ensino remoto emergencial e os novos espaços de aprendizagem, expomos a pesquisa de campo que está dividida em seções que remetam às três formas de descrição fenomenológica – noema, noese e variação eidética, para então ir analisando as categorias analíticas e empíricas com olhar criterioso, enriquecendo a análise com teorias que sejam pertinentes para uma melhor compreensão do nosso objeto.
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA