PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANDERSON DE OLIVEIRA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANDERSON DE OLIVEIRA GOMES
DATA: 05/07/2022
LOCAL: De forma remota - Google meet
TÍTULO: ENTRE O GIZ E A LOUSA: AS PERFORMANCES E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES GAYS.
PALAVRAS-CHAVES: Professores gays. Identidade. Masculinidades.
RESUMO: O presente estudo pretende compreender por meio das narrativas de professores gays as performances profissionais e a construção da sua identidade docente. A partir desse objetivo geral desdobrou-se os seguintes objetivos específicos: analisar o processo de performance e construção da identidade docente de professores gays no espaço educativo onde atuam; analisar como o afirmar-se (ou não) como professor gay interfere nas relações estabelecidas no espaço escolar; refletir sobre as performances narradas pelos professores gays e sua articulação com a dimensão da sua identidade profissional; e depreender as estratégias utilizadas pelos professores gays frente às normas sociais de gênero que perpassam o espaço escolar. O trabalho se organiza em eixos principais, quais sejam: performances, onde me ancoro nos estudos de Butler (2020); o conceito central de identidade em Hall (2020, 2014), Sell (2006), entre outros; a especificidade da identidade docente, em Nóvoa (2007), e as questões gay, onde dialogo com Eribon (2008), Trevisan (2018), Borrillo (2016) e Rios (2020). Frente às demandas postas por este estudo tomo como metodologia de pesquisa, a história oral, que se pretende interdisciplinar, sendo essencialmente qualitativa ela nos permite a ampliação das possibilidades investigativas. Para nortear o meu percurso metodológico, perfaço os caminhos propostos por Alberti (2010), Meihy e Holanda (2020), que tem um vasto trabalho desenvolvido no âmbito da história oral. A referida metodologia se articula bem com o campo dos Estudos Culturais em Educação, onde esse estudo se insere. Nesse sentido, alguns conceitos são acionados no decorrer da pesquisa, como o de identidade e masculinidades de forma mais enfática. Tanto a metodologia como o campo citado são caminhos potentes em investigações que pretendem trazer para o centro das discussões aqueles/as que tendem a ficar às margens da sociedade. Como método de análise adoto aqui os núcleos de significação, largamente estudados por Aguiar e Ozella (2006, 2013) e Amaral (2019), autora e autores nos quais tomo por base nesse estudo, que se configura como uma possibilidade de análise que parte do pressuposto onde os objetos investigados são produzidos histórica e socialmente, e só podem ser compreendidos em suas totalidades se estes fatores forem considerados. Longe de pretender a construção de verdades absolutas, meu interesse em pesquisar professores gays se funda na perspectiva de ouvir aqueles que historicamente foram marginalizados dos processos investigativos, e de quem muita coisa foi dita sobre eles, mas, não a partir de suas próprias vozes.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA